CRUZ DAS ALMAS: Jornalista Georgina Maynart fará palestra de abertura da Jornada Científica na Embrapa

De 22 a 26 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza a sua 10ª Jornada Científica.

O evento reúne 173 apresentações de estudantes de graduação que são bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de estudantes de nível médio e pós-graduação, representando uma amostra da pesquisa que é realizada na Unidade.

Segundo Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento e coordenador da comissão organizadora, o tema escolhido este ano, Traduzindo Ciência para o Mundo, reflete a preocupação crescente da Unidade em mostrar o que faz para toda a sociedade, de maneira objetiva, sem se limitar ao meio científico. “A Jornada expõe de forma mais clara a relação entre pesquisadores e estudantes”, afirma.

Os trabalhos estão divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado, Biotecnologia, Desenvolvimento de variedades, Manejo das principais doenças e insetos-praga, Manejo de recursos naturais, Novos usos de mandioca e fruteiras, Qualidade de fruto e raiz, Recursos genéticos e Sistemas de produção.


Programação
Como nas edições anteriores, além das apresentações orais e em formato de pôster, a programação traz palestras sobre assuntos de interesse da comunidade, sempre relacionados ao tema, e os melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios oferecidos pelos patrocinadores e o vencedor geral recebe o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade.

A palestra de abertura, às 14h30 do dia 22, vai ser realizada por Georgina Maynart, jornalista do programa Bahia Rural, veiculado na TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Ela vai falar sobre "Ciência e Comunicação: A experiência do Jornalismo Agrícola na Rede Bahia". Formada pela Universidade Federal da Bahia, Georgina foi premiada com o Prêmio Massey Fergusson de Jornalismo em 2014 com uma reportagem sobre a importância da técnica da enxertia na produção de laranjas. Em 2015, venceu com uma reportagem sobre a produção de pinhas no semiárido baiano, com destaque para o processo de polinização artificial. Este ano, conquistou o segundo lugar no Prêmio Alltech de Jornalismo, na categoria "Agricultura do Futuro”, com reportagens realizadas na Embrapa Mandioca e Fruticultura sobre banana Maçã e o Banco de Germoplasma de Citros.

Na tarde do dia 24, a mesa-redonda “Traduções da Ciência” terá a participação do professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB), do produtor Paulo Aécio Lyrio (Fazenda Santo Antônio) e do agrônomo Jorge Raimundo Lins Ribas (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab).

Já na tarde do dia 26, haverá duas palestras: "E eu com isso?", ministrada pelo professor Carlos Augusto Dórea Bragança (UFRB), ex-bolsista da Embrapa, e “Projeto Tradução: a Embrapa Mandioca e Fruticultura em ação”, ministrada por Laranjeira. Em seguida, haverá a premiação dos trabalhos.


Novidades
Nesta edição, para comemorar os 10 anos do evento, foi criado o Concurso de Fotografia Científica, que recebeu 41 fotos. “A ideia é que os estudantes possam mostrar como enxergam e registram seu trabalho científico através das lentes", explica Laranjeira.


As fotos serão julgadas nas categorias Qualidade Técnica, avaliada por um júri técnico formado pelos fotógrafos profissionais Daniel Lordelo e Solange Reinhardt e pelo pesquisador Nilton Sanches, e Aclamação Pública, avaliada pelo público participante da Jornada, que votará por meio de cédulas colocadas em urna disponível no local da exposição.
Outra novidade do evento foi a divulgação das atividades junto ao seu público (orientadores e orientados) por meio de uma página na internet (https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/10-jornada-cientifica) e das redes sociais, como whatsapp e facebook.


A 10ª Jornada Científica conta com o patrocínio do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - seção Cruz das Almas (Sinpaf), Fisk Centro de Ensino de Cruz das Almas, Faculdade Maria Milza (Famam), Wizard Cruz das Almas, Campo Biotecnologia Vegetal e Supera Ginástica Cerebral e a colaboração voluntária dos empregados da Unidade.

Com informações da jornalista Léia Cunha (DRT-1633)/Ascom-Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário