Colégio Estadual Edgard Santos da cidade de Gov. Mangabeira, realiza culminância do projeto: 100 do Samba no Brasil

Nesta semana, aconteceu no Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira, a culminância do Projeto Pedagógico: 100 anos do Samba no Brasil. Cada turma dos turnos matutino e vespertino, através da coordenação de um(a) professor(a) apresentou uma coreografia de alguns dos tipos de samba elencados no projeto, como: samba de roda, lundu, coco, canção, carnavalesco, enredo e pagode, além de alguns alunos desfilarem caracterizados conforme a temática de sua sala. Também, aconteceu exposição de fotos e cartazes.
Além das apresentações, se faz necessário destacar, que a primeira etapa do projeto aconteceu nos meses de setembro e outubro, quando os estudantes realizaram pesquisas e apresentaram seminários acerca do tipo de samba sugerido para sua turma.
Também, é importante ressaltar que a culminância do projeto no noturno, aconteceu no dia 21/11/2016, no colégio CEPAVP, onde funciona um anexo do CEPES. Nesse dia as turmas do EJA da sede e da comunidade de Quixabeira se reuniram para realizarem suas apresentações e se divertirem ao som do samba de roda da localidade de Meio de Campo - Vai Quem Quer, além de saborearem comidas afrobrasileiras.
O objetivo geral do projeto consistiu, em realizar um reflexão acerca do samba como uma das mais importantes manifestações culturais afrobrasileira e suas contribuições para a construção das identidades do povo brasileiro, uma vez que esse ano se comemora o centenário desse ritmo musical, pois em 27 de novembro de 1916, foi registrado o primeiro samba no Brasil: Pelo Telefone, sendo o autor Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga), enfatizando que o samba surgiu no Recôncavo Baiano no inicio do século XIX, sendo que o primeiro estilo foi o samba de roda, de onde se derivou outras outros estilos.

"Parabenizamos aos estudantes, professores, direção, coordenação pedagógica e aos funcionários do CEPES, pelo empenho para o desenvolvimento desse relevante projeto. Foram brilhantes apresentações, onde nossos alunos demonstraram suas competências e habilidades, bem como, expressaram de forma contundente a importância de se realizar um estudo acerca do samba, uma manifestação afrobrasileira que torna evidente a contribuição do povo negro para a formação da cultura do nosso país. Não se esquecendo da contribuição do NRE 21 e da Coordenação de Diversidade da SEC estadual, na figura da professora Érica pelo apoio ao projeto. Parabéns a todos e a todas", salienta o professor Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário