Festa de Iansã leva milhares de fieis a comer caruru no Centro de Abastecimento

No dia 4 de dezembro é celebrado o Dia de Santa Bárbara. Uma santa mártir da Igreja Católica, que viveu e morreu professando a sua fé. Padroeira dos bombeiros e protetoras dos raios e trovões, no candomblé ela é representada pelo orixá Iansã, é rainha dos ventos, raios e tempestades e sua cor é o vermelho.

Em Feira de Santana, a festa em homenagem a santa, já uma tradição e reúne dezenas de devotos. A celebração une as diversas religiões e é marcada pelo tradicional caruru que é servido anualmente no Centro de Abastecimento. Este ano o caruru, foi realizado no último sábado (3) e foi marcado por muita beleza, fé, religiosidade e harmonia.

Feito com sete mil quiabos, o caruru foi servido para três mil pessoas. Entre comerciantes, adoradores da santa e comunidade em geral. Delorme Martins, administrador do Centro de Abastecimento falou sobre a importância da festa na agenda festiva da cidade e de acordo com ele é um momento que integra todos aqueles que admiram Santa Bárbara.


F: Acorda Cidade

Um comentário:

  1. Santa Bárbara de Nicomédia, grande mártir da Igreja. Infelizmente, hoje a sua imagem é colocada onde ela nunca quis estar. Dizem por aí que Iansã e Santa Bárbara é a mesma coisa, mas nem os adeptos do candomblé aceitam isso. Ser devoto de Santa Bárbara não é vestir vermelho, e sim fazer o mesmo que ela fez: ser fiel ao único Deus verdadeiro, mesmo que seja necessário derramar o próprio sangue. Santa Bárbara, rogai por nós!

    ResponderExcluir