Brasil já começa a sofrer barreiras no exterior após "Carne Fraca"

SEUL e PEQUIM - As reações internacionais à operação da Polícia Federal "Carne Fraca" começaram a semana de forma mais intensa. A China determinou a suspensão temporária de importação de carne brasileiras e a Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira que vai banir temporariamente as importações de frango brasileiro do grupo BRF. O Chile também decidiu pelo encerramento temporário de suas importações de carne do Brasil, informou o ministério da Agricultura. Já a Comissão Europeia pediu ao Brasil que não permita a exportação de carnes para a Europa de frigoríficos envolvidos no escândalo da “Carne Fraca”, segundo o jornal "Valor Econômico".

Segundo o porta-voz para saúde e segurança alimentar, Enrico Brivio, "não estamos suspendendo a entrada da carne brasileira. O que pedimos foi para o Brasil não continuar a exportação dos frigoríficos investigados”. Ao mesmo tempo, os países europeus vão dobrar a vigilância na checagem da carne que está chegando nos portos.

Ainda de acordo com o "Valor", a UE estima que quatro dos 21 frigoríficos implicados na fraude da operação “Carne Fraca” tem autorização para exportar para o mercado europeu. Segundo fonte em Bruxelas, esses quatro estabelecimentos estão no processo de serem suspensos de exportar para a Europa, mas não deu nomes. Brivio disse que a comissão pediu explicações e ações das autoridades brasileiras desde sexta-feira e que pode suspender empresas que estiverem envolvidas na fraude.



- A Comissão vai assegurar que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude fiquem suspensos das exportações para a União Europeia - disse um porta-voz, durante coletiva regular à imprensa, acrescentanto, no entanto, que o escândalo da carne não teria impacto nas negociações em curso no momento para um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

A China recomendou aos importadores que mantivessem qualquer produto que não tivesse sido inspecionado em depósitos até segunda ordem. A suspensão temporária pela China de importação de carne brasileira foi confirmada pela reportagem do GLOBO com uma fonte do Ministério da Agricultura em Brasília.

Em publicação no Twitter, o ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furchem anunciou a suspensão temporária. "O fechamento do mercado brasileiro de carne é temporário, até que eles informem se há frigoríficos autorizados a exportar para o Chile", dizia o texto.Já o ministério da Coreia do Sul afirmou que fornecedores brasileiros de carne de frango terão que enviar um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro. Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul no ano passado vieram do Brasil, sendo quase metade fornecida pela BRF.

A Coreia do Sul é o sétimo maior mercado para o frango brasileiro. Os três maiores compradores são Arábia Saudita, China e Japão, nesta ordem. Segundo maior mercado para o frango brasileiro e comprador relevante de carnes - foram US$ 2 bilhões só em 2016 -, a China acompanha com lupa os desdobramentos das investigações da Operação Carne Fraca. Sites especializados afirmam que o escritório de administração de qualidade, supervisão, inspeção e quarentena, responsável pelo controle sanitário no país, o AQSIQ na sigla em inglês, recomendou aos importadores que mantivessem qualquer produto que não tivesse sido inspecionado em depósitos até segunda ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário