Mutirão de Cirurgias chega em Alagoinhas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), inicia no mês de abril o Mutirão de Cirurgias para a população da região de Alagoinhas (nordeste), que inclui 18 municípios. As consultas (160 diariamente) serão realizadas no período de 5 a 7, a partir das 7h, em unidade móvel que estará estacionada no município de Catu, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geonisio Barroso, s/n, no Bairro Boa Vista.

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 8, no Hospital Municipal de Catu, localizado na Avenida Geonisio Barroso, s/n. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgico - hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. Todos os pacientes devem levar para a consulta os resultados dos exames laboratoriais e outros que tenham sido feitos. Para aqueles que vão passar pela cirurgia de histerectomia é preciso também apresentar o resultado dos exames preventivos. Quem vai passar por cirurgia de vesícula, deve comparecer à consulta em jejum, pois realizará exame de USG (ultrassonografia).

O atendimento do paciente ocorre a partir da indicação médica para a cirurgia e da realização de cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, pode comparecer ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jassicon Queiroz, explica que o paciente deve ir até o local de atendimento com RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. “Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada”. Ele ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Na lista única disponível no site do mutirão é possível o paciente saber se está cadastrado para a cirurgia. Também ele ou responsável poderá se informar na Secretaria Municipal de Saúde de seu município. Acesse o site clicando na imagem cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário