GOV. MANGABEIRA: CAPS comemora Dia da Luta Antimanicomial

Para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio e que marca a luta contra a exclusão e discute a Atenção à Saúde Mental, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial realizou dois dias cheios de atividades. A programação contou com momentos de recreação e também de discussão de temas pertinentes à saúde mental. Além dos pacientes do CAPS e familiares, também participaram do evento alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

No primeiro dia, após o café da manhã, a nutricionista Carla Fernandes fez uma dinâmica com a pirâmide alimentar, mostrando a importância da alimentação variada e do prato colorido para a saúde. Depois, pacientes e alunos da APAE fizeram um sarau, com música, dança, poemas, show de talentos e receberam brindes sorteados. Também foram realizados testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis e aferição de pressão arterial, com o apoio da Secretaria de Saúde. À tarde, a equipe realizou mais uma sessão do Cine CAPS, onde foi exibido e discutido o filme Nise – O coração da loucura, que conta a história de uma psiquiatra que propõe novas abordagens e um tratamento mais humanizado a pacientes com transtornos mentais.

Já no segundo dia de atividades, a programação começou com uma aula de aeróbica com localizada, dada pelo educador físico e coordenador da Academia da Saúde Ito Vilella, que também realiza os exercícios com os pacientes do CAPS duas vezes por semana na Academia. Durante as aulas, ele realiza movimentos que trabalham a concentração e o equilíbrio, que contribuem para melhorias na parte psicológica e motora. Depois da aula, ele falou um pouco sobre a importância da prática de atividades físicas e relatou que, em apenas dois meses, a evolução já é notória. Após o café da manhã, os pacientes também assistiram a uma palestra sobre o movimento da luta antimanicomial, ministrada pela assistente social Josiane Coutinho.

Encerrando a programação, a equipe preparou, com o apoio de voluntários da Igreja Adventista, uma tarde de beleza, com corte de cabelo para os homens e escovação para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário