Marcell Moraes quer acabar com carroças puxadas por animais em desfile do 2 de Julho

Domingo (02) acontece mais uma edição da tradicional festa do 2 de Julho e, como sempre, um assunto polêmico vem à tona: o uso de animais para puxar as carroças que participam do cortejo.

Com o objetivo de extinguir essa prática em todo o estado, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei n° 21.063 para implantação do Programa Cavalo de Lata.

A proposição que visa substituir as carroças movidas a cavalos, jegues, entre outros animais por uma estrutura metálica com carroceria, um veículo semelhante a uma bicicleta totalmente elétrica, preparada para suportar grandes cargas, representa uma solução barata, que não polui o meio ambiente, além de evitar os maus tratos aos bichos. “O projeto não visa o uso do equipamento somente em festas populares, mas pretende extinguir uma prática defasada, oferecendo maior segurança a todos os carroceiros, motoristas, pedestres, e principalmente aos animais que ficam expostos e são os mais prejudicados por isso. Alguns são levados a tamanho esforço físico que podem ser acometidos por exaustão ou até mesmo a morte”, repudia Marcell.


A medida que conta com o apoio da protetora e ambientalista, a vereadora Marcelle Moraes (PV), propõe a utilização de peças de motocicletas que estavam danificadas em oficinas, promovendo uma ação de reciclagem e sustentável. “Uma ideia incrível para melhorar a vida destes trabalhadores e diminuir o esforço e a crueldade com os animais, conscientizando também as pessoas, pois animais são seres vivos que sentem fome, frio e medo como nós seres humanos e merecem respeito acima de tudo", comemorou Marcelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário