sexta-feira, 7 de julho de 2017

Caravana Pedagogica chega neste fim de semana em Cachoeira

O projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA retorna à cidade de Cachoeira para um final de semana com oficinas de música gratuitas. Realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, o encontro acontece nos dias 8 de julho, das 9h30 às 17h30, e no domingo, dia 9, das 9h às 12h, na Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana e Escola Montezuma. Os músicos e alunos interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até esta sexta-feira, dia 7, pelo e-mail filarmonicaminervacachoeirana@yahoo.com.br.

Serão oferecidas oficinas de técnica instrumental para metais, clarinete, saxofone, flauta transversal, além da oficina de lutheria (reparo de instrumentos). As atividades serão ministradas por jovens multiplicadores do NEOJIBA. A programação do encontro ainda prevê ensaio com a Banda da Filarmônica Minerva Cachoeirana e miniapresentações das oficinas.

Em fevereiro, o projeto Caravanas Pedagógicas esteve em Cachoeira para a realização do primeiro dos dez concertos do Música de Câmara no Interior, além de oficinas de técnica instrumental. Na ocasião, cerca de 50 alunos e músicos participaram das capacitações.

As atividades integram as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA. O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Cachoeira, tem a parceria da Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana.

Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.

O projeto prevê a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades da Bahia: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário