CACHOEIRA: O garoto Guilherme Santana transformou a paixão em uma Gibiteca itinerante

http://www.fortenoreconcavo.com.br/2017/04/saiba-um-pouco-mais-sobre-clarividencia.html
A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) foi aberta nesta quinta-feira (5/10) e segue até domingo, dia 8. Reconhecida como um dos mais importantes encontros literários do Brasil, a festa traz para o Recôncavo, autores nacionais e internacionais, mas também anônimos que são apaixonados por livros. É o caso de Guilherme da Gibiteca.

Ele tem apenas 10 anos mas já é um reconhecido agitador cultural do Recôncavo Baiano. Aos 8 anos ele começou a levar alguns gibis seus para sala de aula. “Meus amigos se interessaram e passaram a ler os gibis no intervalo das aulas”, lembra Guilherme. Por conta da demanda, ele comprou novas revistas e fez algumas assinaturas, tudo com a ajuda da família que decidiu incentivar a atitude do menino. O pai comprou uma bicicleta para o filho e assim a Gibiteca saiu da escola e se tornou itinerante.


Hoje o menino Guilherme já possui mais de 1000 gibis. “Eu sinto orgulho quando vejo que as pessoas ficam felizes em ler os gibis”, conta. Essa experiência foi levada hoje para a Flica. O garoto Guilherme participou de um bate-papo na tenda A Magia das Histórias, um charmoso e diferenciado espaço montado pelo Grupo Odebrecht e pelo movimento Livres Livros, onde serão desenvolvidas diversas atividades gratuitas durante toda a Flica.

Novos Horizontes
A história de Guilherme se espalhou e ele passou a ganhar doações dos moradores da cidade. Na época das férias ele partiu para a Praça da Purificação, a principal de Santo Amaro. Aos poucos, outras crianças foram chegando e pegando algum livro ou gibi para ler.

Ele continua fazendo isso aos sábados e domingos, sempre no finalzinho da tarde. Agora ele está montando um grupo para ler para os idosos do Abrigo São Domingos, a cada dois meses. Em janeiro deste ano, Guilherme recebeu o diploma da Academia de Letras de Santo Amaro, reconhecendo o trabalho dele dentro do município no intuito e estimular a leitura e a cultura.


Reportagem: Márcia Moreira/#ForteNoReconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário