Dia do Produtor de Tabaco será comemorado no município de Governador Mangabeira

http://www.fortenoreconcavo.com.br/2017/04/saiba-um-pouco-mais-sobre-clarividencia.html
Com intuito de homenagear os trabalhadores que contribuem com suas famílias para o avanço do setor, em 26 de outubro será comemorado o Dia do Produtor de Tabaco, no Centro Cultural e Esportivo Antonio Ferreira de Souza de Governador Mangabeira, às 8h30h. A data é celebrada oficialmente em 28 de outubro em todo país e desde 2013 é festejada nos estados da região sul do país. O evento itinerante aconteceu pela primeira vez na Bahia, no último ano, em Cruz das Almas.

O diretor executivo do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), Marcos Augusto Souza, explica que o objetivo do evento é valorizar o produtor, que é um elo tão importante na cadeia produtiva do tabaco. “As empresas têm estrutura para realizar toda produção, porém elas prezam em manter a cultura centenária de plantio de tabaco na região e contribui para a economia da localidade, através da agricultura familiar. Hoje, mais de 2 mil famílias são fornecedoras das empresas fumageiras”, ressalta.

A programação, voltada para os produtores e suas famílias, contará com homenagens e sorteios durante toda a manhã. Os participantes também poderão aprender mais sobre “Boas Práticas Agrícolas” com a palestra oferecida pelo Sebrae, que abordará também a necessidade do produtor enxergar sua propriedade como um empreendimento.

O evento é uma realização do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia e conta com a parceria da Câmara Setorial do Charuto Baiano e do Sebrae em Santo Antônio de Jesus.

O Recôncavo e o plantio de tabaco
Há mais de 450 anos a região do Recôncavo da Bahia cultiva o tabaco, sendo pioneira da atividade no Brasil. Atualmente, o setor gera em média 4,5 mil empregos diretos e indiretos da agricultura familiar em toda cadeia produtiva e envolve 23 municípios da região, como Cruz das Almas, Governador Mangabeira e São Gonçalo dos Campos.


F: Ascom/Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário