Ator Paulo José será homenageado na XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema que acontece nos dias 8 e 15 de novembro em Cachoeira e Salvador

Um dos atores mais importantes do Brasil, Paulo José será homenageado no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, entre 8 e 15 de novembro. O ator virá a Salvador para acompanhar a exibição do documentário Todos os Paulos do Mundo, realizado por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira para comemorar os 80 anos do ator, completados em março.

Um ensaio cinematográfico que desfila pelos muitos personagens vividos pelo ator gaúcho no cinema, teatro e televisão, o documentário será exibido no dia 11 de novembro, em horário a definir. Ao final da sessão, Paulo José e o diretor Rodrigo Oliveira participarão de um bate-papo com o público.


“É o ator mais importante do cinema nacional”, crava o cineasta Cláudio Marques, coordenador e curador do Panorama, ao explicar a homenagem. Três vezes premiado no Festival de Brasília, o ator iniciou sua carreira nas telas em 1965, com o Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade, e fez outros 49 filmes desde então. Paulo José esteve em obras icônicas como Macunaíma, Eles não usam black-tie e Todas as Mulheres do Mundo.

Sua carreira no teatro, onde também trabalhou como diretor, teve início uma década antes, quando vivia em Porto Alegre. Em 1958, já vivendo em São Paulo, integrou o grupo que salvou o Teatro de Arena. Na TV, Paulo José participou de dezenas de novelas e séries, como o Tempo e o Vento e Tieta.


O XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 08 a 15 de novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival conta com patrocínio da Petrobras; apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura; e apoio institucional da Prefeitura de Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário