Embrapa Mandioca e Fruticultura promove Rodada Sociotecnológica durante a Fenagro

Pela primeira vez, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realiza uma Rodada Sociotecnológica em um evento. Será na manhã da próxima sexta (1º/12), na VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que acontece — sob a organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) — como parte da programação da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo da rodada é promover uma divulgação mais direta dos produtos da Unidade.

“A intenção é aproveitar esse grande evento para aproximar alguns potenciais clientes de nossas tecnologias. Com essa divulgação mais direta, pretendemos promover objetivamente a chance de acontecer a adoção e, consequentemente, a inovação. Sempre participamos de muitos eventos pelo país e, de certa forma, já fazemos isso. Mas assim, de maneira planejada, é a primeira vez”, explicou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Aldo Vilar. Esse formato foi, segundo ele, uma sugestão de Carlos Henrique Oliveira, gerente da unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santo Antônio de Jesus (BA). A Unidade conta com o apoio do Sebrae na idealização dessa rodada.

Foram selecionadas três tecnologias: a BRS Princesa, que será apresentada pelo pesquisador Edson Amorim, líder do Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano da Embrapa; os chips desidratados de banana da terra, cuja exposição vai ficar a cargo da pesquisadora Ronielli Reis; e o Reniva (Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária), que será apresentado pelo supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, Herminio Rocha, um dos coordenadores da rede. A programação terá início às 9h30, com a breve apresentação institucional feita por Aldo. Em seguida, virão as exposições de cada uma das tecnologias. A partir das 11h, na mesa-redonda sobre os produtos, os participantes vão se dividir em três grupos distintos, tendo por moderadores os responsáveis pelas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário