SÃO FELIPE: Vereador repudia fechamento dos postos de saúde durante recesso

Os Postos de Saúde da Família (PSF) de São Felipe serão fechados entre 15 de dezembro e 15 de janeiro durante as festas de final de ano, segundo informou o vereador João Vitor (PSB). A situação tem provocado a revolta da população, que já tem se queixado da falta de médicos e do atendimento precário nas unidades de saúde.

Atento ao cenário, João Vitor repudiou o fechamento dos postos neste período e ressaltou que a situação é grave. "Estamos falando da vida das pessoas. Com isso não se brinca. A prefeitura está tomando uma decisão extremamente perigosa, especialmente para as pessoas que moram em distritos mais afastados do centro da cidade e que precisam do atendimento em uma unidade", explica o vereador.

João Vitor vê com preocupação, ainda, a falta de recursos da prefeitura. "Eu entendo que vivemos num momento de grave crise econômica, mas nada justifica fechar postos por causa de dinheiro. As pessoas não podem pagar o preço de um gestão que não se organiza e que não sabe gerir com responsabilidade os recursos públicos", enfatiza.

O vereador solicitou, ainda, que a prefeitura volte atrás da decisão e mantenha os postos abertos. "Eu espero que isso seja revisto pelo bem da população. É inadmissível fechar postos de saúde, ainda mais durante as festas de final de ano", destaca.

Ele revelou, ainda, que as unidades de saúde já enfrentam uma série de problemas. "Sem falar no descaso. A unidade do Terrão não tem profissionais trabalhando. Na unidade da Vila Caraípe, local onde moram mais de 700 famílias, só tem médico um dia na semana", denuncia.

Vale ressaltar que a Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

"Em São Felipe, a prefeitura não segue essa recomendação. As equipes são desfalcadas e não contam os profissionais necessários. Isso vai de encontro ao que o grupo do atual prefeito prometeu na campanha. Estamos diante de mais uma promessa não cumprida", criticou João Vitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário