quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cachoeira realiza Festa de Iemanjá 2018

Cachoeira celebra no dia 04 de fevereiro a Festa de Iemanjá, uma das maiores manifestações afro-religiosas e culturais do Recôncavo da Bahia.

A Festa acontece sempre em um domingo do mês de fevereiro após a Festa de Iemanjá de Salvador, exceto quando a tábua da maré não está favorável à entrega dos presentes à rainha das águas.

A cerimônia à rainha das águas tem início às 10h, com a oferta dos presentes coletivos, em seguida, às 15h ocorre o Xirê (ritual de reverência aos Orixás), às 17h acontece a saída do cortejo para a Pedra da Baleia (local onde são oferecidos os presentes).

As atrações musicais se iniciam às 18h30, com a apresentação da banda Yaci e o Som da Negrada. Às 20h, será a vez do grupo de Samba de Roda de Dona Dalva. A última atração da Festa de Iemanjá será o grupo Gêge Nagô, que se apresenta a partir das 21h30.

Realizada pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Cultural Yemanjá Ogunté (ACYO), a Festa de Iemanjá de Cachoeira tem como principal objetivo a preservação da tradição e da memória do povo negro, a autoafirmação da identidade, a construção e a valorização da diversidade e do vasto legado cultural do município e do Recôncavo da Bahia.

PROGRAMAÇÃO FESTA DE IEMANJÁ 2018
10h – OFERTA DOS PRESENTES COLETIVOS

15h – XIRÊ

17h – SAÍDA DO CORTEJO PARA A PEDRA DA BALEIA

18h30 – BANDA YACI E O SOM DA NEGRADA

20h – SAMBA DE RODA DE DONA DALVA

21h30 – GRUPO GÊGE NAGÔ

Nenhum comentário:

Postar um comentário