quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

S.A. DE JESUS: HRSAJ promove Simpósio de Atualização Contra Febre Amarela e Malária

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, nesta terça-feira (23), o Simpósio de Atualização Contra Febre Amarela e Malária, doenças transmitidas pela picada de um mosquito infectado

A reunião teve como objetivo agregar informações acerca das doenças epidemiológicas devido as suas gravidades clínicas. De acordo com o diretor médico da unidade, Wedner Costa, a ideia foi chamar atenção para a importância da prevenção, notificação, diagnóstico e tratamento adequados, além de abordar formas de controle e investigação de casos suspeitos.

O evento, ministrado pela médica Lívia Araújo, contou com a participação da sanitarista Rita Sauer, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e teve como público alvo os profissionais de saúde do hospital, incluindo médicos e residentes, além de representantes da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, do Núcleo Regional de Saúde e Conselho de Saúde do município.

Para a conselheira de saúde Suely Nolasco Terra, a palestra teve grande importância para a atualização destes profissionais. 
“Tanto a febre amarela quanto a malária se confundem com doenças mais simples, então tem que ter muito cuidado para que as pessoas não fiquem apavoradas, achando que estão com a doença. Desta forma, os profissionais de saúde estão preparados e atualizados para receber a demanda caso aconteça alguma confirmação das doenças aqui em Santo Antônio de Jesus e nas cidades circunvizinhas”, afirmou.

Vale lembrar que uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado. Os principais sintomas são dores de cabeça e no corpo, febre alta, olhos e pele podem ficar amarelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário