Cruz das Almas terá internet grátis Wi-Fi através do programa Internet para Todos do Governo Federal

Em 10 dias de lançamento, o programa Internet para Todos conseguiu 1561 ofícios de adesão das 2.516 cidades que já foram contatadas pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A informação é do diretor do Departamento de Inclusão Digital, Américo Tristão Bernardes, que ainda informou que 811 cidades já entraram no sistema do projeto e 675 concluíram o processo. Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, é um dos 175 municípios baianos a manifestar interesse em aderir ao programa.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, reforçou que já tem convênios com os ministérios da Defesa, para o uso dos satélites no policiamento de fronteira, e com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas. As datas para a conclusão desses projetos, entretanto, não foram divulgadas.

Adesão
“Os prefeitos estão reclamando que o formulário de entrada é vago. Não recebemos muitas informações quando solicitamos a nossa participação e eles só pedem dados básicos. Assim, não temos como saber se é o município que compra os equipamentos e o governo deposita na nossa conta ou se o ministério encaminha as antenas para o município instalar”, explica Eures Ribeiro (presidente da UPB). Todas as 417 cidades da Bahia podem solicitar o auxílio do Internet para Todos. Em resposta ao apontamento e aos 242 territórios que ainda não se inscreveram, o que representa cerca de 58% dos municípios baianos, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou que seu formulário não é vago, mas “simples”, para facilitar a vida dos gestores. “As Informações para adesão ao programa são simples para não ter problema com muitos dados. Os gestores interessados precisam enviar um ofício indicando as localidades de interesse onde serão instaladas as antenas do programa, indicar um telefone e e-mail para a equipe do MCTIC entrar em contato depois. Eles também precisam assinar o termo de adesão onde se comprometem a disponibilizar um local com infraestrutura para instalação da conexão”, informou o Ministério em nota.


Municípios baianos que manifestaram interesse: Acajutiba, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Andorinha, Angical, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Apuarema, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Belmonte, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Brotas de Macaúbas, Buerarema, Buritirama, Caém, Cairu, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Cândido Sales, Canudos, Capim Grosso, Caravelas, Casa Nova, Caturama, Cícero Dantas, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cordeiros, Correntina, Cravolândia, Crisópolis, Cruz das Almas, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Érico Cardoso, Floresta Azul, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guaratinga, Ibicuí, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igrapiúna, Ipecaetá, Ipupiara, Iramaia, Iraquara, Irará, Itabela, Itaberaba, Itaeté, Itagi, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itatim, Itororó, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Mairi, Malhada, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Mata de São João, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nordestina, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Pé de Serra, Pedrão, Pindaí, Pintadas, Piripá, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Retirolândia, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santo Estêvão, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São José do Jacuípe, Saubara, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serrinha, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Tanhaçu, Tanquinho, Tapiramutá, Tucano Ubaíra, Umburanas, Uruçuca, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Wagner e Wanderley.

#ForteNoReconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário