Banimento do amianto na Bahia é tema de audiência pública

Banimento do Amianto na Bahia: Desafios e Perspectivas para sua efetivação’ foi tema de audiência pública no auditório do Ministério Público, no CAB. No evento, mediado em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Marcelino Galo (PT) ratificou a necessidade de garantir os direitos dos trabalhadores e da população atingida.

“As famílias afetadas pela substância, responsável por centenas de intoxicações, doenças e mortes têm direito à assistência e indenização. Afinal, as empresas que causaram danos ambientais e à saúde pública, desestruturando muitas famílias, devem ser responsabilizadas e também punidas”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer todas as formas e tipos de amianto são cancerígenas. Dentre as doenças que a exposição ao amianto podem causar estão o câncer de pulmão, laringe, do trato digestivo e de ovário. Autor do projeto de lei que prevê o banimento do mineral na Bahia, o ex-deputado Zilton Rocha critica quem defende o uso da substância.

“Esse discurso de que o amianto é importante para o emprego é mentira. Amianto atenta contra a vida. Espero que a gente não recue um milímetro em relação ao banimento do amianto”, enfatizou. A atividade aconteceu em referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril.

Participaram a secretária de Saúde de Bom Jesus da Serra, Romilda de Oliveira; os deputados Joseildo Ramos Lula e Bira Corôa Lula , do PT, representantes da Associação Baiana dos Expostos ao Amianto e da Associação das Vítimas e Famílias Expostas ao Amianto da Mina de São Félix; da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além de procuradores do Ministério Público Federal e Estadual, entre outras entidades. O evento contou ainda com palestras de Pacífico Antônio Luz, do Ministério Público do Trabalho 5ª Região; de Cristina Seixas, do Ministério Público do Estado da Bahia e Roberto D’Oliveira, do Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário