Tia Eon (PRB) receberá prêmio internacional na Colômbia neste domingo (20)

Pelo trabalho à frente da luta dos Diretos das Mulheres e Defesa da população negra, a Deputada Federal Tia Eron, receberá no próximo dia 20, o Reconhecimento Especial Afrocolombiano. A honraria feita pela Presidência da República da Colômbia acontecerá no Teatro Colón, localizado na capital, Bogotá.

Tia Eron será homenageada por ter sido a mulher negra mais influente do Brasil e da América Latina no ano de 2016, por seu trabalho social e combate a corrupção. Sendo este mais um reconhecimento internacional que a deputada federal baiana acumula pelo seu desempenho durante os anos de mandato. A parlamentar já recebeu prêmios nos Estados Unidos, México e França.

Esta será a primeira vez que o evento irá acontecer publicamente com as contribuições de indivíduos, organizações e instituições nacionais e internacionais que investiram nas ações afirmativas em benefício dos grupos afros, e que entendem que a verdadeira riqueza consiste em ser uma nação diversa, multiétnica e multicultural.

Na cerimônia, além do Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos estarão presentes outras autoridades políticas do país.

Perfl
Vereadora por quatros mandatos consecutivos em Salvador, Tia Eron chegou à Câmara dos Deputados em 2015, após vencer as eleições para deputada federal com mais de 116 mil votos.

Formada em Direito e com curso de extensão em Desenvolvimento da Primeira Infância (Early Childhood Development) pela Harvard University em Boston-EUA, a republicana recebeu homenagens em todo o país pelos mais de 18 anos de vida pública.

Tia Eron iniciou a trajetória política com ações sociais desenvolvidas nos bairros pobres da capital baiana. O apelido “Tia Eron” veio por causa do trabalho desenvolvido com crianças na igreja e no programa Sábado Criança na Rádio Bahia.

Em 2005, recebeu a Ordem ao mérito do Ministério da Defesa pelo Comando da Aeronáutica em Recife por serviços prestados em instância nacional. Os esforços da republicana para a profissionalização das catadoras de rua, baleiros e marisqueiras foi reconhecido em 2012 por meio do Internacional Mulheres distintas (Brazilian Woman in Power) nos Estados Unidos em Hartford – Connecticut.

A luta pela igualdade racial foi reconhecida com o Troféu Raça Negra, considerado o Oscar da comunidade negra, promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Ong Afrobras em São Paulo. Tia Eron também recebeu o Prêmio Congresso em Foco com a 13ª posição entre os 513 deputados federais, como “Parlamentares do Futuro”, sendo a única mulher negra na lista.


F: Camaçari Alerta

Um comentário: