Morre na manhã desta sexta-feira Valdir Pires

Morreu na manhã desta sexta-feira, 22, aos 91 anos, o ex-governador da Bahia e ex-vereador de Salvador, ex-ministro, Waldir Pires. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, desde a noite de quinta, 21, quando deu entrada com um quadro de pneumonia.

Segundo informações do hospital, Waldir Pires teve uma parada cardiorrespiratória por volta de 10h e não resistiu. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do político.

Em 2012 foi eleito Vereador de Salvador aos 85 anos pelo PT

Biografia de Valdir Pires
Nascido na Bahia, filho de José Pires de Souza, ex-seminarista e coletor de impostos, e de Lucíola Figueiredo Pires de Souza. Passou a infância em Amargosa, BA, onde estudou o primário. Cursou o ginasial no Colégio Clemente Caldas em Nazaré, BA, onde, aos quinze anos, a fim de obter recursos para fazer o curso preparatório para a faculdade em Salvador, deu aulas de datilografia a convite do diretor do colégio, Anísio Melhor, que lhe permitiu ainda utilizar uma das salas para ministrar aulas particulares de latim, matéria que havia se tornado obrigatória com a Reforma Capanema. Aos dezesseis anos, com os recursos ganhos, mudou-se para Salvador. Ingressou na Faculdade de Direito e, ao final do curso, foi escolhido o orador da sua turma, cuja formatura marcou a solenidade de inauguração do Fórum Ruy Barbosa, no ano do seu centenário. Enquanto estudante, na União dos Estudantes da Bahia – entidade à época existente -, liderou o Movimento Antinazista.

Em 2008 foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e sócio-econômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas.

Ele foi ministro de Estado, governador da Bahia, deputado federal, contralador da União, secretário de estado e vereador. Advogado ele militou no MDB, PMDB, PT e PDT .

Nenhum comentário:

Postar um comentário