SANTO AMARO: Defensoria Pública inaugura nova sede

A cidade de Santo Amaro ganhou neste mês de julho, um importante presente. A sede própria da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A terra de Maria Bethânia, Caetano e Dona Canô – ilustres filhos da cidade – foi a 22ª comarca a ter sede inaugurada pela Instituição desde março de 2015, ampliando assim o rol de municípios com infraestrutura independente. A nova sede fica bem próxima ao Fórum Odilon Santos, onde eram feitos os atendimentos da Defensoria.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, disse que inaugurar a nova casa era um momento de muita felicidade: “Esta unidade vai acolher as pessoas da cidade, com serviço que será prestado com uma equipe multidisciplinar. O espaço que temos aqui servirá para debater vários assuntos que interessam aos munícipes. Toda vez que inauguramos uma nova sede, estamos colocando um equipamento, não só à disposição do corpo funcional da Instituição, mas sobretudo, da população”.

“Cada vez que inauguramos uma nova sede mostramos a importância da interiorização da Defensoria Pública da Bahia”, destacou o defensor-geral, que agradeceu a parceria entre o Poder Judiciário e Defensoria Pública com a cessão do espaço no Fórum. Clériston de Macêdo também ressaltou o fato de, em sua nova sede, a unidade de Santo Amaro já inicia com profissional de Serviço Social para atender as demandas da população. “Fico muito feliz que nesta gestão esta seja a 22ª unidade inaugurada para dar qualidade de serviço à população e também à equipe da Instituição”, comemorou.

O juiz de direito e diretor do Fórum Odilon Santos, Gustavo Teles Veras Nunes, esteve presente à solenidade e registrou que a nova sede tem grande valia, não só para a Defensoria, mas para toda a sociedade de Santo Amaro. “A cidade de Santo Amaro é uma cidade que não é rica, e você ter uma estrutura dessa, eu confesso que fiquei com aquela inveja boa. Parabenizo ao defensor geral pela iniciativa, porque hoje as defensoras poderão desfrutar de uma estrutura totalmente adequada”, finalizou Gustavo Nunes.

Quem também compartilhou desse sentimento foi o promotor de justiça do Ministério Público da Bahia, Aroldo Almeida. “É uma satisfação notar essa evolução que a Defensoria Pública vem tendo aqui na Bahia, e isso para nós é importante, porque uma boa estrutura reflete diretamente no trabalho da gente. É imensurável que essa estrutura melhorará ainda mais o excelente trabalho que as nossas colegas defensoras vêm desempenhando nessa comarca”, afirmou o promotor de justiça.

Há dois anos em Santo Amaro, a defensora pública Martha Lisiane Aguiar Cavalcante considerou que a inauguração da nova sede é muito positiva. “Conseguimos mais servidores, uma equipe maior, mais ampliada e a estrutura vai facilitar o atendimento ao público. Nós atendíamos em um espaço bem pequeno, nos esforçávamos bastante, e agora teremos condições de dar um atendimento ainda mais qualificado”, pontuou Martha Lisiane.

A inauguração da sede da Defensoria na comarca foi destacada pelo presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/Bahia, João Gavazza: “Que seja mais um momento histórico, muito importante de viabilizar acesso à justiça”. Acrescentou que a Defensoria Pública é o caminho encontrado pelos cidadãos em maior situação de vulnerabilidade para garantia dos seus direitos ultrajados. Gavazza pediu aos presentes um olhar mais dedicado à Defensoria Pública, para que ela consiga chegar a todas as comarcas baianas.

Também estiveram presentes à solenidade a defensora pública que atua em Santo Amaro, Fernanda Gonçalves Dourado de Oliveira; o subdefensor público geral, Rafson Ximenes; a coordenadora das Regionais do Interior, Soraia Ramos; o coordenador da 6ª Regional da DPE/BA, Murillo Bahia; a corregedora-adjunta da DPE/BA, Larissa Guanaes; a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis; a defensora pública Roberta Chaves Braga; o defensor público Pedro Bahia; vereadores, secretários municipais entre outras autoridades civis e militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário