Deputado Adolfo Viana parabeniza Muritiba e Jaguarari

Para lembrar a passagem do aniversário das cidades de Muritiba, ocorrido nesta quarta-feira (8) e Jaguarari, celebrado na última segunda-feira (6), o deputado Adolfo Viana (PSDB) apresentou junto a Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) moções de congratulações.

Muritiba, distante aproximadamente 114 km da capital baiana, comemorou 96 anos, ao ser emancipado pela Lei Estadual número 1.568 de 3 de agosto de 1922, quando seu território foi desmembrado de São Félix. A cidade, que faz parte da região de Santo Antônio de Jesus, tem sua história iniciada com a vinda de exploradores e jesuítas da Companhia de Jesus por volta de 1559, que, ao subirem a serra às margens do Rio Paraguaçu, fundaram um templo e um convento, o que ocasionou a origem do povoado de Muritiba.

A cidade, que no mês de janeiro sedia a tradicional festa do Senhor do Bonfim, com duração de onze dias, atraindo inúmeros turistas, tem hoje mais de 30 mil habitantes e sua economia é voltada para agricultura e agropecuária.

Já o município de Jaguarari comemorou 92 anos de emancipação política, ao ser desmembrado de Senhor do Bonfim. Localizada no Centro-Norte da Bahia, a cidade, com mais de 34 mil habitantes, faz divisa com Campo Formoso, Juazeiro, Andorinha, Curaçá, Senhor do Bonfim e Uauá.

Viana conta que Jaguarari tem sua história vinda da época da civilização do interior baiano, quando colonizadores portugueses buscavam nas terras metais preciosos, prata e ouro. No texto, o deputado ressalta que a cidade tem a economia voltada para a agricultura e pecuária, com destaque para as diversidades e manifestações culturais.

Ao final das moções, o parlamentar saudou a população, desejando para Muritiba e Jaguarari votos de desenvolvimento e progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário