CRUZ DAS ALMAS: Ciência profissional é tema de evento para bolsistas da Embrapa

Segue até 31 de agosto, a 12ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento vai reunir 98 trabalhos científicos de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, sendo 37 apresentados oralmente e 61 em forma de pôster.

Os trabalhos são divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; Sistemas de produção; e outras áreas.

Segundo o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Embrapa e coordenador da comissão organizadora do evento, a jornada é o verdadeiro congresso dos alunos de iniciação científica. “O tema desse ano é Ciência Profissional. E para esses futuros cientistas que já trabalham aqui na Embrapa, nós vamos mostrar que fazer Ciência é muito mais do que ir pra uma bancada, montar um experimento no campo ou em casa de vegetação”, afirma.

Programação
A programação traz palestras de convidados internos e externos. Na tarde do dia 27, a palestra de abertura foi apresentada pelo pesquisador Aldo Aldo Vilar Trindade. Atual chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Trindade já passou por vários cargos em sua carreira na Embrapa e abordou o tema da jornada nesta edição, “Ciência profissional”.

No dia 29, “Política de inovação nas universidades brasileiras: diretrizes para consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica” é o tema de Paulo Juiz e Edilson Pires, da Coordenação de Criação e Inovação (Cinova) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Cinova tem por objetivo apoiar a gestão da política de inovação da UFRB por meio da realização de ações estratégicas de atuação institucional no ambiente produtivo local, regional ou nacional e de ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual, entre outras.

Na sexta-feira (31), o bolsista Leandro Queiroz Santos Neves, estudante do curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo da UFRB, vai ministrar a palestra “Afiliação nas ciências e a Embrapa: o papel dos estágios”.

Premiações
O vencedor geral vai receber o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade. Também será oferecido o prêmio especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias, para o trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos.

Como nos anos anteriores, o resumo e as apresentações contêm a seção ‘Significado e impacto do trabalho’ — explicação de cada trabalho para o público não especializado — que também será um dos itens de avaliação dos trabalhos.

Como acontece anualmente, foram convidadas escolas da região para assistirem às apresentações e, de certa forma, promover a integração entre os alunos e as próprias instituições. Confirmaram presença a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (curso de educação profissional técnica em Agropecuária integrado ao ensino médio), o Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres em Cruz das Almas (cursos técnicos em Agropecuária e em Nutrição e Dietética) e o Instituto Federal Baiano de Governador Mangabeira (cursos técnicos em Alimentos e em Agroindústria).
Patrocinam o evento Bioenergia Orgânicos, Fisk Centro de Ensino, Escola do Futuro, Supera Ginástica para o Cérebro, Wizard, Faculdade Maria Milza (Famam), Campo Biotecnologia, Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - Sinpaf Seção Sindical Cruz das Almas, Associação de Empregados da Embrapa (AEE) e diversos empregados que colaboraram voluntariamente. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis na página https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/12-jornada-cientifica/

Por: Léa Cunha (DRT-BA 1633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário