CRUZ DAS ALMAS: Embrapa promove Curso Nacional de Produção de Mandioca

Tem de 15 a 19 de outubro, acontece o Curso Nacional de Produção de Mandioca, organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O treinamento, que é destinado a produtores, cooperados, alunos, professores, instituições governamentais e não governamentais e agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), tem por objetivo a capacitação dos participantes em técnicas recomendadas de manejo e produção na cultura da mandioca. Segundo o pesquisador e coordenador do evento, Joselito Motta, o objetivo do curso é, além de formar multiplicadores, “capacitar os participantes não só para a assistência técnica, mas como a condução de cultivo e empresarial da lavoura”.

Programação
Manejo, cultivo, identificação, manejo e combate a pragas e doenças, melhoramento genético da raiz e conservação do solo são alguns dos assuntos do conteúdo programático do curso.

Os instrutores e palestrantes do curso são pesquisadores e técnicos da Unidade, além de participações de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Agropecuária Milênio e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Além das instruções teóricas, que vão acontecer no auditório da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o curso contará com visitas técnicas na região. Na comunidade do Cadete, os participantes vão conhecer a Unidade de Processamento de Beijus. Haverá também uma visita ao Mercado Municipal de Cruz das Almas; e ao final, na própria Embrapa Mandioca e Fruticultura, conhecerão os equipamentos para produção de farinha e fécula, no Centro de Tratamento de Mandioca (CTM).

Mais informações pelo telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br. O folder está disponível no endereço https://bit.ly/2Lj0jSm

2 comentários:

  1. Maria tá peneirando
    Goma e massa de mandioca
    Maria tá peneirando
    Maria tá peneirando
    Goma e massa de mandioca
    Quem se casar com Maria
    Só vai comer tapioca
    Tá, tá, tapioca
    Tá, tá, tapioca
    Tá, tá, tapioca
    Tá, tá, tapioca
    Rala, rala mandioca
    Tu de lá e eu de cá
    Pra fazer beju de massa
    Pra gente se alimentar
    Maria traz a peneira
    Mexe pra lá e pra cá
    O peneirado é gostoso
    Tô doido pra peneirae
    "Penera, panera" de lá
    "Penera, panera" de cá
    "Penera, panera" de lá
    "Penera, panera" de cá
    O peneirado é gostoso
    Tô doido pra peneirar ♪♪♪♪♪

    ResponderExcluir
  2. Farinha
    Alimento

    A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca. Denomina-se "integral" se, na sua elaboração, o grão inteiro for moído: a parte interna, as cascas e o gérmen. (Wikipédia)

    Mandioca
    Planta

    Mandioca, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta. Descrita por Crantz, é uma espécie de planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. (Wikipédia)

    ResponderExcluir