TJ-BA e Deputados Baianos podem prejudicar serviços para população baiana nos Cartórios privatizados

Dificuldades, desistências e problemas financeiros. Esta tem sido a realidade dos cartórios da Bahia.

Com serviço mal remunerado e o maior repasse a outros órgãos do país, têm sido cada vez mais difícil manter os cartórios privatizados na Bahia.

Agora há o perigo de mais “sócios” participarem dos já escassos recursos recebidos pelos cartórios baianos.

Quem se lembra de como era ir a um Cartório na Bahia antes da privatização?
Os serviços eram realizados no Fórum das cidades por meio de servidores com a estrutura do Tribunal de Justiça.

Filas quilométricas, poucas senhas, falta de selos eram comuns e muitas vezes a população tinha de chegar ao Fórum de madrugada para pegar senha (sem garantia de que conseguiria pedir sua certidão de nascimento ou seu reconhecimento de firma).

A privatização dos cartórios já era realidade em todos os estados brasileiros há várias décadas por ordem da Constituição Federal.

A Bahia foi o último Estado a privatizar.

Mas, apesar disso ter finalmente ocorrido, a população baiana corre sério risco de voltar a viver o caos de alguns anos atrás, ou até pior.

Ao contrário do que pensam alguns, ser “dono” de cartório não significa ter uma mina de dinheiro.

Principalmente na Bahia.

Na Bahia, a situação é exatamente o inverso: 80% dos cartórios são deficitários, ou seja, não arrecadam o suficiente para se manter.

O dono do Cartório, deve alugar um imóvel, contratar funcionários, pagar conta de luz, água, telefone, comprar computadores, móveis, pagar imposto de renda (27,5%), iss, inss, gps, etc.

Dos 1.230 cartórios do Estado, aproximadamente 980 dependem de um Fundo Especial de Compensação (Fecom) que garante uma “renda mínima” para que o cartório possa prestar seus serviços com qualidade e eficiência à população, sem ter prejuízo financeiro.

Além disso, o Fecom reembolsa os atos gratuitos oferecidos sem custo a população (como a 1a certidão de nascimento) e os atos isentos realizados pelos Cartórios para a população mais pobre (como casamento, óbito, etc).

O Fecom recebe o repasse de 14,7% de todo valor arrecadado pelos cartórios da Bahia, para manter os pequenos Cartórios para toda a população, que equivale a 80% dos Cartórios existentes na Bahia.

Isso acontece porque os Cartórios na Bahia repassam o maior percentual do país.

Não sai um centavo do Estado, para manter o serviço que existe em todos os 417 municípios do estado e também nos Distritos.

Pelo contrário, de cada 100 reais pagos por um serviço prestado por um cartório, somente 47,8% vão para o “dono” do cartório (a média nacional é de 75%), o restante é dividido entre TJBA que recebe 34,3% (a maior taxa do Brasil apenas para fiscalizar os Cartórios), Fecom (14,7%), Procuradoria Geral do Estado (1,92%) e Defensoria Pública (1,28%).

Agora, está na iminência de ser aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia uma emenda ao Projeto de Lei n° 22.918/2018, que trata da Tabela de Custas e Emolumentos dos serviços judiciais e extrajudiciais.

Ou seja, o Tribunal de Justiça recebe 71,76% do valor do que fica para o Dono do Cartório apenas para fiscalizar os mesmos.

Chega a ser absurdo!

Esta abusividade, inclusive, está sendo discutida na Justiça no CNJ - Conselho Nacional de Justiça no PCA n° 0009113-75.2018.2.00.0000.

E agora o TJ quer tirar do Fecom que sustenta 80% dos Cartórios e que reembolsa os atos isentos e gratuitos para a população pobre, para dar ao MP, mesmo sendo matéria judicializada.

É fácil dar esmolas com o chapéu dos outros?
O PL vai receber uma emenda, já confirmada pelos Deputados, para que o Ministério Público Estadual também possa receber uma fatia do “bolo” , algo em torno de 3% do todo, que equivale a uma diminuição de mais de 20% da receita do Fecom.

Esse valor seria retirado justamente da parte que o Fecom recebe para manter 80% dos Cartórios da Bahia, pondo em risco o funcionamento do serviço público dos Cartórios para a população, e principalmente dos atos isentos para a população mais pobre.

Esta emenda irá quebrar o sistema de cartórios na Bahia e prejudicar toda a população baiana, mas ainda mais a população pobre.

Já está ocorrendo uma alta quantidade de quebras e renúncias dos cartórios por parte dos concursados, mas isso pode piorar, e muito!

A população terá sérias dificuldades de receber certidão de nascimento, casamento, óbito, etc.

A população baiana depende dos serviços públicos dos Cartórios e não pode ficar a mercê dos abusos do Tribunal de Justiça concretizados pelos Deputados baianos.

Afinal, população baiana, quem poderá nos proteger?

14 comentários:

  1. Ao invés de ajudar, atrapalham a vida do cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Coisa de país subdesenvolvido.

    ResponderExcluir
  3. O serviço nos cartórios melhorou muito depois da privatização, tanto a agilidade, quanto os locais de atendimento. Manter e melhorar ainda mais o serviço devia ser objetivo do Estado, e não dificultar a vida de quem presta o serviço. O MP já tem receita própria, proveniente do Duodécimo que recebe do governo, e nada tem a ver com o serviço extrajudicial

    ResponderExcluir
  4. A boquinha do estsdo nao tem limite e justo o MP que deveria ser contra, entra para atrapalhar. Já ganham pouco né?. População que sofra com o péssimo atendimento.o deles está garantido.Fora PT.

    ResponderExcluir
  5. Será que o Ministério Público precisa prejudicar a população para conseguir aumentar sua arrecadação?

    ResponderExcluir
  6. Os serviços notariais e registrais são de grande importância para a população. Os delegatarios prestam serviços, tem responsabilidade direta pela sua execução e arcam com todos os custos para a manutenção da atividade, de modo que devem ser remunerados pelos seus serviços de forma adequada. Os enormes repasses para o TJ e outros órgãos, no entanto, inviabilizam um maior investimento dos delegatarios em seus cartórios, em proporcionar uma maior comodidade à população e, em vários casos, até mesmo de que o notário ou registrador possa auferir algum lucro e viver com dignidade. A privatização dos serviços extrajudiciais só vai dar 100% certa no Estado da Bahia quando reconhecida que a função pública dos tabeliães e oficiais de registro é exercida em carater privado por um profissional do direito que tem de ser valorizado, pois lutou muito para chegar onde chegou.

    ResponderExcluir
  7. Estou chocada. Sou carioca e nossos cartórios, todos privatizados, funcionam maravilhosamente bem. Não entendo como criam um projeto com intuito apenas de prejudicar os cidadãos baianos e principalmente os mais pobres que precisam muito da isenção de taxas para o serviço de certidões. Documentos excenciais de cidadania.
    Veja que a Bahia foi o último estado do Brasil a privativar seus cartórios...me parece que deputados não tem interesse em melhorar a vida da população baiana. Baianos ate qdo vao aceitar a continuar a ser o último do pais?!

    ResponderExcluir
  8. Realmente essa situação é absurda! Privatizar para passar os custos e responsabilidades para o delegatario que não fica nem com metade da arrecadação. Desse jeito todos os cartórios serão devolvidos e a população voltará a sofrer como antigamente.

    ResponderExcluir
  9. Triste ver os representantes do povo prejudicando as pessoas carentes. As urnas cobrarão o preço daqueles que votarem em detrimento da população baiana.

    ResponderExcluir
  10. Com o seu trabalho, o Ministério Público conseguiu a admiração e a credibilidade da sociedade, todavia, diante de uma imoralidade dessas denigre sua imagem, visto que, está enveredando pela ganância, "primeiro eu", o povo....Quem é o povo? Aí vem um projeto vergonhoso desses ao mesmo tempo que o procurador geral do RJ é preso. Será o fim da credibilidade do MP? LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir
  11. Situação absurda, desrespeito com a população e com os oficiais dos cartórios. A pessoa estuda anos para passar no concurso e mais da metade do q ele ganha vai para órgãos do Estado, além disso não tem nenhuma ajuda desses órgãos em relação às despesas para manter o cartório. E é a tabela de custas mais baixa do país e a que tem o maior repasse para órgãos do Estado. Vergonhoso! A Bahia precisa progredir, pois se os oficiais continuarem a abandonar os cartórios, é com toda razão, o maior prejudicado será a população!

    ResponderExcluir
  12. Que horror. Acho que nao faz o menor sentido o MP partilhar da arrecadação desse fundo.

    ResponderExcluir
  13. Inacreditável. O MP que deveria dar exemplo de boa conduta para melhor o desempenho do Estado. Quer apenas receber dinheiro para garantir ou privilégios e altos salários dos membros de seu alto escaale

    ResponderExcluir
  14. Toma vergonha na cara MP, TJBA e Deputados. Voces já ganham muito bem para tirar do fundo que banca as isenções e gratuidades para o povo. Saibam que a carinha de cada um de vocês que votarem a favor desse malfadado projeto será exposta nas mídias sociais.

    ResponderExcluir