SANTO ESTEVÃO: PRF flagra crime ambiental e resgata animais silvestres

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 21 pássaros silvestres, na Br 116 Sul, trecho do município baiano de Santo Estevão.

Na manhã desta sexta-feira (29/março), os agentes federais em fiscalização de rotina avistaram gaiolas penduradas em um estabelecimento comercial localizado às margens da rodovia. Ao se aproximarem constaram que 03 aves silvestres eram mantidas presas, sem autorização do órgão ambiental.

Os pássaros foram resgatados e o responsável, um idoso de 61 anos, assinou o TCO para comparecimento ao Juizado Especial Criminal e responderá por crime contra o meio ambiente.

Em seguida, a equipe recebeu denúncia que aves silvestres, em situação irregular, eram mantidas presas dentro de uma residência. Os PRFs se deslocaram para o local e após autorização do proprietário da casa, entraram no imóvel e flagraram mais 18 pássaros em cativeiro sem qualquer autorização do órgão ambiental.

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o envolvido, um homem de 65 anos, responderá na Justiça conforme previsto na Lei 9.605/98.

As aves resgatadas são das espécies conhecidas popularmente por papa-capim, cardeal, azulão, canário da terra, trinca-ferro, tico-tico rei cinza e coleiro. Os animais foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) de Feira de Santana (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário