1ª Feira Quilombola de Agricultura Familiar será realizada em Cachoeira

A 1ª Feira Quilombola de Agricultura Familiar, promovida pela Humana Brasil em parceria com as Prefeituras Municipais de Cachoeira e São Félix, SETAF- Cruz das Almas e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e tem o objetivo principal de comercializar produtos da agricultura familiar valorizando os elementos socioculturais das comunidades quilombolas da região. A Feira ocorrerá no dia 26 de abril, das 8h às 17h e contará com uma programação especial.

A expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas participem, entre agricultoras e agricultores familiares, grupos produtivos de Economia Solidária, Parceiros da Humana Brasil, moradores da cidade de Cachoeira e do Território de Identidade do Recôncavo. Os grupos produtivos participantes serão das cidades de Cachoeira, Maragogipe, São Félix, Cruz das Almas, Simões Filho e Muritiba.

De acordo com Anselmo Zingombe, Vice-presidente da Humana Brasil e Coordenador de Projetos, a proposta é que a Feira se torne referência de um espaço colaborativo de comercialização e valorização da identidade cultural quilombola, em especial para comunidades assessoradas pela Humana Brasil. “Acreditamos que a agricultura familiar na base dos princípios da agroecologia, fortalecem o desenvolvimento econômico local, tendo potencial para produzir alimentos saudáveis, gerando trabalho e renda na zona rural”, pontua Anselmo.
Além dos grupos produtivos dos projetos desenvolvidos pela Humana Brasil, o evento contará com comercialização de alimentos, bebidas, artesanatos, realização de oficinas e apresentações culturais de grupos locais. “Esperamos que todos aproveitem nosso evento e ajude a tornar a feira uma referência para as comunidades quilombolas de toda a região”, conclui o vice-presidente.

A Humana Brasil iniciou suas atividades em 2007 no Estado da Bahia e desde então desenvolve projetos que adotam uma estrutura organizacional participativa nas comunidades envolvidas, aumentando o capital humano e social da família, sua capacidade produtiva e qualidade de vida. A Organização Social já realizou mais de 45 projetos, contemplando 3 Estados do Brasil e 113 municípios, beneficiando mais de 28 mil pessoas.

Confira abaixo a programação do evento:
08h30 – 09h: Credenciamento
09h – 10h: Abertura
10h – 12h: Visita aos estandes
10h – 12h: Oficinas:
1. Controle alternativo de pragas e doenças;
2. Biofertilizante;
3. Plantas de cobertura uma alternativa sustentável para agricultura familiar;
4. Compostagem;
5. Práticas conservacionista do solo.
6. Microcrédito e finanças solidárias
12h - 13h: Trocas de saberes e sabores
13h - 14h: Almoço
14h - 16h: Visita aos estandes
15h - 16h: Atividade Cultural
16h30: Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário