CRUZ DAS ALMAS: Encontros debatem regularização de abatedouros de aves

Os municípios de Feira de Santana e Cruz das Almas, nos Territórios de Identidade Portal do Sertão e Recôncavo Baiano, receberam, nesta sexta-feira (12), a Caravana SIM - Serviço de Inspeção Municipal, com a oficina de Requisitos Básicos para o Funcionamento de Pequenos Abatedouros de Aves. Esta é uma estratégia do Governo do Estado, executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para implementação e fortalecimento do SIM nos municípios baianos. 

O encontro é voltado para proprietários de pequenos abatedouros avícolas, secretários municipais de Agricultura, médicos veterinários, agrônomos, docentes e instituições interessadas em implantar o SIM nos seus municípios. O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal em nível local. 

Entre os temas abordados na oficina destaque para as estratégias do Governo do Estado que estão sendo executadas por meio da CAR, a exemplo do SisSIM, Portal SIM e Forma SIM — ferramentas que possibilitam o acesso dos consórcios e prefeituras municipais a perfis agroindustriais de pequeno porte, além de materiais de divulgação e de formação para a implantação e fortalecimento do SIM. 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que “é preciso estimular os pequenos empreendimentos e produtores, que não comercializam suas aves para as grandes indústrias, fazendo com que eles possam se adequar à regulamentação sanitária e garantir o funcionamento da cadeia produtiva da avicultura e dos abatedouros, como também o trabalho desses produtores". 

Dias lembrou ainda que foram desenvolvidas ferramentas que favorecem o acesso, em um sistema informatizado, às informações e orientações necessárias para a implantação do SIM e regularização dos empreendimentos, criando condições para que eles possam se manter de forma sustentável. 

O Território Portal do Sertão já possui o SIM em 14 municípios, do total de 16 municípios filiados ao Consórcio Público. No Recôncavo, estão em fase de implantação cinco unidades do SIM. Por meio dos Consórcios Públicos, 74 unidades do SIM estão em fase de implantação em toda a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário