Rogério Andrade solicita recuperação da BA-001 que liga Aratuípe a Maragogipinho

A recuperação de 6 km da BA-001, no trecho que liga a sede do município de Aratuípe ao distrito de Maragogipinho, foi solicitada pelo deputado Rogério Andrade Filho (PSB) ao governador do Estado, Rui Costa, por meio de indicação protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

No documento, o parlamentar argumenta que a estrada recebe um grande volume de veículos diariamente, sem as necessárias condições de conforto e segurança, o que dificulta o escoamento da produção artesanal e agrícola. “Esse trecho da BA-001 é de fundamental importância à malha viária da Bahia, pois permite o fluxo intenso de turistas”, acrescentou Rogério, ressaltando que Maragogipinho é detentor de um grande polo cerâmico, contando com dezenas de olarias às margens do rio Jaguaripe. Tudo isso, segundo ele, graças a um ofício ancestral, passado de geração em geração, o que representa um imenso potencial cultural.

Rogério recordou ainda que Maragogipinho esteve entre os 10 classificados ao Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe 2004, recebendo Menção Honrosa de Maior Centro Cerâmico da América Latina, e que cerca de 80% da população local de mais de 3 mil pessoas ocupa-se primordialmente do ofício de oleiro, que se configura como sendo a principal fonte de renda do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário