NOTA DE ESCLARECIMENTO

É com muita tristeza que recebemos a informação de uma Nota de Repúdio vinda por parte da Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira. A Nota refere-se a uma notícia policial que divulgamos na manhã deste sábado, 21 de março, de 2020, intitulada: "GOV. MANGABEIRA: Coronavírus poder ter sido a causa da morte violenta de um jovem na zona rural". Sabemos da preocupação das autoridades constituídas quanto a divulgação de notícias dessa magnitude, que em alguns casos além do pânico pode gerar uma histeria coletiva sem precedentes. Daí acreditamos que seja essa a preocupação excessiva que tenha gerado a Nota de Repúdio em nosso desfavor. Queremos deixar muito bem claro para a população mangabeirense, que, em nenhum momento, dentro do nosso conteúdo jornalístico (desta matéria) afirmamos que o jovem morto barbaramente por disparos de arma de fogo, na comunidade rural do 'Torto' foi motivado pelo vírus (covid-19).

A matéria levanta uma HIPÓTESE baseada na NOSSA LINHA INTERNA de investigação jornalística, prerrogativa está de direto a repórteres e jornalistas sérios. Seriamos muto levianos ou irresponsáveis ao publicar algo desta natureza sem algum fundamento lógico, ou seja, justificável. Assim como você leitor, nós convivemos a todo instante com as "fake news'' e cabe a nós, somente a nós combater esse desserviço à sociedade. Divulgar uma notícia tipo "fake news" num veículo de comunicação com alto poder de penetração nas diversas camadas sociais é o mesmo que dar um tiro no próprio pé! É altamente prejudicial comercialmente e moralmente. A nossa matéria antes de ser publicada assim como todas que chegam a nossa redação, passam por um 'filtro' antes de sua postagem. Neste caso específico, o nosso repórter trabalhou em cima deste caso desde às 23h do mesmo dia do fato ocorrido. Houve contato com moradores do município que acompanharam de perto o caso e que muito tem nos ajudado ao longo desses últimos anos nos trazendo informações da sua respectiva cidade. 

O repórter antes de redigir a matéria seguiu as diretrizes INTERNAS listadas abaixo:
  • Contato com fontes da cidade
  • Coleta do material jornalístico pra checagem dos fatos, tais como fotos, documentos pessoais da vítima, vida pregressa da vítima, vídeos e relatos em rede social (grupos de WhatsApp)
  • Ligações para autoridades policiais (neste caso o contato com a Delegacia de Polícia foi frustado por falta de comunicação)
  • Criação da linha de investigação interna baseando-se em conversas informais e obtidas por meio de veículos de comunicação.
  • Por último, confronto do material coletado junto aos veículos de comunicação como programas jornalísticos de rádio, blogs e sites (neste caso específico o ponto de referência para confrontar com as nossas informações coletadas foi o portal Mídia Recôncavo).

CONCLUSÃO
1- Diante da disseminação constantes das fake news', algo que nem todos tem a capacidade intelectual de assimilar, por conta da baixa escolaridade, o repórter chegou a conclusão de que o jovem que possuía em vida bons antecedentes, boa relação com os familiares, amigos, colegas, etc... não se enquadrava nos casos de mortes violentas por envolvimento com o mundo do crime.

2- O repórter chegou a conclusão de que o principal fator para a sua morte violenta tenha sido o temor de traficantes que atuam na comunidade por conta de informações equivocadas a respeito do coronavírus. Numa atitude covarde e oportunista, levantou-se a hipótese que os autores do crime tenham visto a chance obter lucro indevido em cima da morte desta vítima roubando-lhe o seu aparelho celular que no mercado negro tem boa apreciação.

Se temos que pedir desculpas a alguém, pediremos aos familiares do jovem Alexandre Souza de Oliveira Barbosa Lima, que teve a sua vida ceifada precocemente por delinquentes que mais uma vez fizeram da sociedade vítima da violência urbana. Pedimos em oração que Deus dê o discernimento aos familiares deste jovem para suportar a dor da perca irreparável deste jovem.

Nós do Jornal Forte no Recôncavo, levamos o nosso trabalho a sério! Para nós é mais que um simples trabalho, é um sacerdócio que requer a todo instante, dedicação, amor e até mesmo certos sacrifícios como o de enfrentar com muita determinação o julgamento público por força do nosso ofício.

Nós não temos o poder de polícia para afirmar, mas temos a nossa própria prerrogativa de fazer o jornalismo investigativo e o de LEVANTAR as nossas próprias conclusões baseando-se em HIPÓTESES.

Esperamos não ter o desprazer de divulgar nenhuma notícia com casos confirmados de coronavírus no município de Governador Mangabeira ou em qualquer outra cidade da região, mas se os órgão constituídos a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmar por meio de Boletim, nós estaremos aqui prontos para informar a sociedade baseando-se em fatos reais com fontes seguras.


Voçê leitor está sempre em nossas orações e esperamos que o Serviço de Investigação da Polícia Civil encontre os culpados o mais breve possível para que este crime não fique em pune e passe a ser mais uma estatística (CVLI: Crimes Violentos Letais) da SSP-Secretaria de Segurança Pública do Estado.


Att; Jornal Forte no Recôncavo

21/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário