Agricultores familiares do interior da Bahia são contemplados com tratores de última geração

uma benção de Deus, uma maravilha, a chegada desse trator, que vai beneficiar mais de 100 famílias, melhorando suas rendas”, comemorou o presidente da Associação Comunitária de Regalo I e II, Geraldo Cerqueira Pereira, que recebeu um dos 13 tratores, com implementos agrícolas, entregues nesta terça-feira (22), pelo governador Rui Costa, no município de Serrinha, no Território de Identidade Sisal.

O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e de parlamentares, responsáveis pelas emendas que asseguraram a aplicação de recursos, do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional , (CAR), empresa vinculada à SDR, para fortalecer a mecanização rural baiana.

Rodrigues destacou a importância da parceria para a execução dessa ação. "A união entre os poderes Executivo e Legislativo e agricultores familiares, fortalece as ações de acesso a inovações tecnológicas para melhorar a produção e a produtividade e reduzir o esforço físico do agricultor familiar".

O titular da SDR ressaltou que essa entrega revela o interesse de deputados estaduais pela agricultura familiar e lembrou ainda da preocupação com a conservação dos equipamentos e com os custos com garagem e manutenção, para uma continuidade eficiente da ação.

Segundo a presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Copioba do Bom Gosto, Mucambo e Boa Esperança, Maria Luiza Buri, de São Felipe, três comunidades rurais, que cultivam culturas como a da mandioca, aipim, inhame e milho, serão atendidas com o trator. "A expectativa é que mais de 100 famílias melhorem sua renda com o aumento da produção e produtividade".

Representantes da associação lembraram ainda que a comunidade já foi atendida com outras ações do poder público, a exemplo do programa Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida e instalação de um poço artesiano, pela CAR, que beneficia 40 famílias.

Acesso à tecnologia
De acordo com o coordenador de Mecanização Agrícola da CAR, Luis Carlos Ramos, estão sendo entregues, aos agricultores familiares, equipamentos de última geração, com novas tecnologias, a exemplo do memorizador de regulagem de implementos. “Estamos realizando uma distribuição de máquinas de ponta, a exemplo do arado hidráulico reversível, que proporciona a diminuição de tempo de preparo do solo e economia de recurso. O agricultor segue preparando a terra e já volta preparando o outro lado, com o arado fixo isso não era possível, o tempo de trabalho era o dobro e o custo também". Ramos acrescentou que, com os equipamentos, o agricultor diminui o tempo e o custo com a produção agrícola.

Os tratores com implementos agrícolas irão beneficiar diretamente mais de 700 famílias de agricultores e agricultoras familiares de associações, representativas da agricultura familiar, dos municípios de Ipirá (01), Caldeirão Grande (01), Riachão do Jacuípe (02), São Gonçalo (01), Tanquinho (01), São Felipe (01), Cabaceiras do Paraguaçu (01), Nova Itarana (01), Fátima (01), Ribeira do Amparo (01), Ribeira do Pombal (01) e Serrinha (01). Com a entrega, serão atendidos os Territórios de Identidade do Portal do Sertão, Sisal, Semiárido Nordeste II, Bacia do Jacuípe e Recôncavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário