Saiba o que é Clarividência e qual a sua ligação com o espiritismo

Clarividência, segundo a parapsicologia, é a capacidade de obter conhecimento de evento, ser ou objeto, sem a utilização de quaisquer canais sensoriais humanos conhecidos e sem a utilização de Telepatia. O termo "Clarividência" também é aplicado, em certas escolas de espiritualismo e ocultismo, à chamada "visão espiritual", que permite enxergar planos espirituais ou pelo menos algo pertencente a tais planos.

Clarividência e Espiritismo
O termo clarividência surge pela primeira vez com seu sentido próprio na parte de O Livro dos Espíritos que trata da emancipação da alma. Na questão 402, Allan Kardec trata de uma 
"espécie de clarividência" que acontece durante os sonhos, onde a alma tem a faculdade de perceber eventos que acontecem em outros lugares. Neste ponto, portanto, ele emprega o termo como uma faculdade de ver à distância sem o emprego dos olhos. Os sonâmbulos seriam capazes deste fenômeno devido à faculdade de afastamento da alma de seu respectivo corpo seguida da possibilidade de locomoção da mesma (q. 432).

Na questão 428, ele indaga aos espíritos sobre a "clarividência sonambúlica". Ele certamente se refere à faculdade já bastante descrita na literatura que trata do sonambulismo magnético, que, na questão 426, os espíritos consideraram equivalente ao sonambulismo natural, com a diferença de ter sido provocado. Os espíritos lhe respondem que as duas faculdades possuem uma mesma causa: a percepção visual é realizada diretamente pela alma do clarividente. Logo a seguir, Kardec pergunta sobre os outros fenômenos da clarividência sonambúlica (q. 429) como a visão através dos corpos opacos e a transposição dos sentidos. Os espíritos reafirmam que os clarividentes veem afastados de seus corpos, e que a impressão que afirmam de estarem "vendo" por alguma parte do corpo, reside na crença que possuem que precisam deste para perceberem os objetos. A existência da faculdade sonambúlica não assegura a veracidade de todas as informações obtidas neste estado, com o que concordam os espíritos (q. 430).

Clarividência Premonitória e Livre-arbítrio
A possibilidade de clarividência premonitória, como a demonstrada por Edgar Cayce e Emanuel Swedenborg, aparenta entrar em conflito com a ideia de que o ser humano seja dotado de livre-arbítrio, pois, aceitando-se que um evento possa ser descrito por antecipação, isso parecerá implicar em que o futuro esteja pré-determinado.


Para saber mais a respeito da Clarividência clique nas imagens a baixo
loading...

5 comentários:

  1. Maricelma Santos Ferreira25/04/2017, 15:07

    Gostaria de saber mais sobre isso,pois fico muito confusa

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho clarividência premonitória. Como tbm sinto o pensamento das pessoas, sinto energias positivas e negativas . E por aí vai. É sim, o futuro está predeterminado para cada um de nós, o que há é o livre arbítrio para escolher o caminho do bem ou do mau. Mas msm conhecendo o futuro, vc não é capaz de modifica-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho clarividência é tbm sinto além da vida na terra e sinto o fim do mundo muito pproximo so cabe a noix escolher o bem ou o malmuitos já estae na perdicao devido as coisas q o mundo oferece

    ResponderExcluir
  4. Cada um cada um.

    ResponderExcluir
  5. Muitas das vezes eu tenho a sensação de já ter vivido aquele momento. Quando estou tendo isso, eu sempre me esforço para conseguir ver um pouco mais a frente, como se eu buscasse de alguma maneira ver o futuro da minha vida. Quando o blog mencionou o Alan Kardec, eu lembrei que tenho alguns livros aqui em casa, mas nunca os li. Acredito que isso deva ser trabalhado e desenvolvido, pois todo ser humando que tem algum grau de sensibilidade esperitual, não sabe na maioria das vezes o "poder que ter nas mãos".

    ResponderExcluir