CRUZ DAS ALMAS: Estão abertas as inscrições para o Curso de Boas Práticas Agrícolas no Cultivo da Bananeira a ser realizado na Embrapa

Estão abertas as inscrições para o Curso de Boas Práticas Agrícolas no Cultivo da Bananeira que a Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas-Ba vai realizar entre os dias 25 a 27 de julho.

Coordenado pelo engenheiro agrônomo Cicero Cartaxo de Lucena, analista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, o treinamento com metodologia teórica e prática e é indicado para produtores, extensionistas, consultores e demais agentes da cadeia produtiva da bananeira “O treinamento vai abordar os principais aspectos do sistema de produção com foco na adoção do manejo preconizado pelos princípios das boas práticas agrícolas, incluindo manejo do solo, produção de mudas, tratos culturais, irrigação, manejo fitossanitário, pós-colheita e comercialização”, explica Lucena.


Os dois primeiros dias serão de conteúdo teórico, com palestras de especialistas sobre preparo do solo, adubação e nutrição mineral, manejo fitotécnico, sistemas de irrigação, manejo das principais doenças da bananeira, variedades de bananeira recomendadas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa, entre outros assuntos.

O terceiro dia terá visitas técnicas a área produtora de banana no Recôncavo Baiano, aos laboratórios de mudas micropropagadas da Campo Biotecnologia Ltda. e ao Laboratório de Fisiologia e Pós-colheita da Embrapa.

"Além de 10 pesquisadores da Embrapa, o corpo técnico de instrutores é formado por Lincoln Fonseca Zica, proprietário da empresa Agrobanana Ltda., professor aposentado da Universidade Federal de Goiás, que vai ministrar palestra sobre mercado e comercialização de banana. Lincoln é produtor de banana no Distrito de Irrigação do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa [BA] e comercializa a produção na Central de Abastecimento de Feira de Santana e irá compartilhar suas experiências acumuladas em mais de duas décadas na comercialização de banana”, pontua Lucena.

Por: Léia Cunha (DRT-BA 1633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário