Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde

http://www.fortenoreconcavo.com.br/2017/04/saiba-um-pouco-mais-sobre-clarividencia.html
Na última quarta-feira (26/7), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a IV Conferência Municipal de Saúde de Governador Mangabeira, que servirá como base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. A conferência, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, como gestores municipais, profissionais da área de saúde, servidores da Prefeitura e a população em geral, é uma importante ferramenta de construção coletiva, onde todos pensam as melhores estratégias para uma saúde cada vez mais eficiente.

Durante a abertura do evento, realizado no Clube Cultural e Esportivo, o prefeito Marcelo Pedreira falou sobre as ações já realizadas no setor de Saúde nesses seis meses de governo, destacando a prioridade para um serviço inclusivo, acolhedor e humanizado. As ações, como aquisição de veículos, ampliação do atendimento odontológico, contratação de especialistas e melhorias no serviço de Tratamento Fora do Domicílio, contribuem para a realização do maior objetivo da gestão, que é retomar o crescimento do município e devolver aos mangabeirenses o orgulho pela cidade.

O secretário de Saúde do município de Mutuípe, André Eloy, foi convidado palestrar sobre o tema “SUS com qualidade e eficiência: Um desafio para todos!”, onde falou sobre as Leis que regem o serviço de Saúde e os desafios enfrentados no setor, além de dar algumas orientações e compartilhar experiências para a melhoria do serviço. “Precisamos de momentos como esse, de construção coletiva, para chegarmos ao SUS que queremos”, afirmou.

Eloy também falou sobre a importância do acolhimento com qualidade nas Unidades de Saúde e destacou que a atenção básica deve resolver 80% dos problemas de saúde da população, parabenizando o prefeito, a quem chamou de um dos melhores prefeitos da Bahia, pelos investimentos que estão sendo feitos no setor.

Após a palestra, a coordenadora da Atenção Básica, Lainara Lopes, fez a leitura do Regimento Interno e o secretário Tiago Pedreira fez a apresentação do Plano Municipal de Saúde 2014-2017 e do Plano de Governo 2017-2020.

Já no período da tarde, foram divididos os três grupos de trabalho, com os eixos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Participação e Controle Social; e Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão; cujos membros elaboraram as propostas para as melhorias na Saúde. Cada proposta foi amplamente discutida e votada em plenária pelos delegados do Conselho Municipal de Saúde. A partir daí, a relatoria da Conferência será encaminhada ao Conselho para aprovação e as ideias extraídas do Plano Municipal e do Plano de Governo serão somadas e analisadas para a construção do Plano Plurianual de Saúde (PPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário