CRUZ DAS ALMAS: Estudantes criam receitas sustentáveis a partir de cascas de frutas

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Recôncavo II em Cruz das Almas, criaram um projeto para adaptar o cardápio da unidade escolar aos novos hábitos e paladar dos estudantes, contribuindo para uma alimentação mais prazerosa e sem perder o foco na saúde.

Para isto, eles realizaram uma pesquisa e sugeriram 15 receitas sustentáveis, que aproveitam produtos que seriam jogados fora, como as cascas da banana e do maracujá. A professora Tânia Silveira, orientadora do projeto, explica que a atividade incluiu um levantamento sobre o estado de saúde dos estudantes, o que levou à identificação de problemas como hipertensão arterial, diabetes e intolerância a lactose e ao glúteo.

“Uma das etapas do projeto envolveu o levantamento fotográfico do que os estudantes deixavam no prato e que poderíamos reutilizar pensando na saúde deles, foi o caso da casca de banana e do maracujá, que foram aproveitadas para novas receitas. Além disso, foi feito todo um trabalho de sensibilização sobre a importância do consumo consciente da alimentação escolar de modo a evitar o desperdício”, afirmou a professora.

Até uma cartilha foi elaborada para contribuir com um cardápio mais diversificado. “Inicialmente distribuímos uma cartilha para os estudantes com as receitas, mas o objetivo é colocarmos em um portal para que todos tenham acesso. Outra novidade é a implementação das receitas mais aceitas, como a geleia de casca de maracujá, o bolo da casca da banana e o bolo de banana sem açúcar no cardápio do CETEP no próximo ano”, relatou a estudante do 3º ano, Juliana Nascimento.
Confira a receita da Geleia de Casca de Maracujá:

Ingredientes:

– 1 xícara de casca de maracujá cozida;

– ½ xícara de suco de maracujá;

– ½ xícara de açúcar.

Modo de preparo

– Junte as cascas, deixando só a parte branca;

– Cozinhe por 20 minutos, quando estiverem amolecidas. Escorra a água e meça a quantidade de polpa;

– Coloque no liquidificador. Para cada xícara de polpa, junte ½ xícara de suco e ½ de açúcar, bata os ingredientes e leve ao fogo até dar o ponto de geleia.


F: A Tarde Municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário