Campanha contra a Hanseníase, Verminoses e Esquistossomose tem início em São Felipe

A Campanha de Hanseníase, Verminoses e Esquistossomose, do Ministério da Saúde, já está sendo realizada e desenvolvida em São Felipe. Profissionais da Unidade de Saúde Manoel Cardoso reuniram pais e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Ovídeo Andrade para orientar e apresentar a nova campanha.

As ações da campanha tem como público-alvo os estudantes das escolas públicas de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental visando esclarecer os sinais, sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Orientados pela Enfermeira Valquiria Espinola e pela equipe de saúde, foram realizados testes da ficha de autoimagem e administrado Albendazol, além de atualizar o cartão de mais de 60 crianças, onde foram administradas mais de 60 doses de vacinas que estavam com o esquema vacinal em atraso ou já tinham chegado a faixa etária das vacinas pertinentes. A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Saúde estenderá as ações da campanha para todas as unidades de saúde.

Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames de detecção, tratamento e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes para esquistossomose, tratamento dos estudantes e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário