CACHOEIRA: Diáspora Conecta convoca realizadores afrodescendentes para curso e laboratório de desenvolvimento de projetos cinematográficos

Diáspora Conecta é uma plataforma que articula ações de inovação e criatividade, promovendo atividades de experimentação, capacitação e reflexão em torno da produção artística afrodiaspórica. O projeto, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, é uma realização da produtora Portátil e conta com a parceria do Sebrae, da Aliança Francesa Salvador, da A Firma e do Cine Theatro Cachoeirano, da Prefeitura Municipal de Cachoeira. A iniciativa visa propiciar um espaço de encontro entre realizadores, produtores, agentes do mercado e o público em geral.

Até o dia 07 de setembro estão abertas as inscrições para o Diáspora Lab, que vai selecionar seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento de realizadores negros/as da CONNE (regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil), sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário. A proposta do laboratório é que os projetos selecionados participem de atividades de consultoria com profissionais de destaque no cenário audiovisual brasileiro durante cinco dias, de 22 a 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consulte o regulamento no site.

As atividades da plataforma serão realizadas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, em Salvador e Cachoeira, e abrigará um Laboratório de Desenvolvimento para projetos audiovisuais, o Diáspora Lab; cursos intensivos de capacitação e imersões em criatividade e inovação, a Escola Diáspora; e uma série de seminários com artistas, pensadores e profissionais da cadeia criativa, o Encontros da Diáspora. Em breve a programação completa dos cursos e palestras estará disponível no site.

DIÁSPORA CONECTA
O objetivo principal da plataforma Diáspora Conecta é criar um ambiente de conexão que integre artistas e profissionais negras e negros do audiovisual da Bahia com agentes do mercado nacional e internacional por meio de atividades de criação, capacitação e pesquisa.

Segundo Emerson Dindo, idealizador da Diáspora Conecta, “a plataforma se inscreve como espaço de encontro e capacitação sobre os novos processos de criação e suas estratégias de diálogo e inserção no mercado, a fim de ampliar as possibilidades de atuação dos/as realizadores/as negros brasileiros”.

As ações da plataforma podem contribuir para facilitar os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, além de incentivar a formação artística e cultural de realizadores afrodiaspóricos a fim de que haja maior paridade de gênero e, sobretudo, de raça no audiovisual brasileiro.

Para Leandro Santos Rodrigues, um dos idealizadores da Diáspora Conecta, “buscamos democratizar o acesso ao debate e à reflexão sobre o atual cenário de produção e difusão do audiovisual brasileiro, propiciando o intercâmbio cultural de diferentes profissionais do setor".

Atividades da Diáspora Conecta:
DIÁSPORA LAB - programa imersivo de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção e documentário para realizadores/as negros/as brasileiros, cujo objetivo principal é fortalecer as propostas narrativas e as estratégias da produção de projetos em fase de desenvolvimento. Seis projetos serão selecionados e seus respectivos diretores e produtores participarão de atividades de capacitação e consultoria durante cinco dias com destacados profissionais do audiovisual brasileiro.

ESCOLA DIÁSPORA - programa multidisciplinar de cursos intensivos voltados especialmente para a capacitação de profissionais afrodescendentes, cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento e produção de narrativas inovadoras.

ENCONTROS DA DIÁSPORA - uma série de seminários com artistas, pensadores e profissionais da cadeia criativa cujo objetivo principal é refletir sobre os processos de criação a partir de uma perspectiva afrodiaspórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário