sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SÃO FELIPE: Vereador lamenta queda do Ideb da rede municipal

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última segunda-feira (3), apontou para uma queda de qualidade na Educação de São Felipe. O índice do município, nos anos iniciais do ensino fundamental, caiu de 5,5 para 4,9. 

Em 2015, com o Ideb de 5,5, a rede municipal de São Felipe chegou à melhor Educação do Recôncavo e a 13ª melhor da Bahia. Agora, com o índice de 4,9 em 2017, a nota do Ideb de São Felipe tem redução de 10,9%. 

O vereador João Vitor (PSB) lamentou a queda e se mostrou preocupado com a situação. Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Felipe, João Vitor afirmou que a redução é reflexo da falta de prioridade na Educação da atual gestão municipal. 

Ele lembrou casos recentes que evidenciam isso. Além dos atrasos salariais e da falta de debate em torno do reajuste para os professores, o vereador ressaltou que, numa inspeção recente realizada em uma escola, encontrou uma sala de aula com mais de 40 alunos. 

"Só temos que lamentar esse resultado. O que o Ideb nos mostra é que a Educação foi colocada de lado. Sem investimentos em infraestrutura e no projeto pedagógico, temos a queda nos índices da Educação. A atual gestão precisa abrir uma ampla discussão com população, professores, com os vereadores, para que possamos evitar novas quedas nos índices que avaliam a qualidade do ensino", ponderou o vereador. 

Indicador oficial que avalia a qualidade do ensino no país, o Ideb mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. 

Por: Luan Santos (DRT 4585)

Nenhum comentário:

Postar um comentário