Nota da UFRB sobre episódio envolvendo Prof. Dr. Nelson Eugênio Montenegro

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após acompanhar o episódio ocorrido no dia de ontem envolvendo o Prof. Dr. Nelson Eugênio Montenegro, vem a público esclarecer o que se segue.

Conforme declaração do professor, não houve atropelamento ou qualquer tentativa de atitude dolosa. Após se recusar a adquirir material de propaganda contendo imagem de um determinado candidato, o docente teria se sentido ameaçado, retirando-se bruscamente do local, causando danos materiais ao arrastar um varal contendo camisas que estavam sendo vendidas em via pública. Em seguida, o professor foi perseguido por um policial e levado à delegacia.

Este lamentável incidente ganha repercussão em razão das tensões provocadas pelo momento de acirramento da disputa eleitoral que marca atualmente a sociedade brasileira. Em um momento de extrema polarização, no qual as mensagens de ódio e de incitação à violência aumentam assustadoramente, a UFRB reitera sua crença na democracia e na valorização de princípios humanísticos, reafirmando o compromisso com a paz e com a defesa intransigente dos direitos humanos.

A Reitoria da UFRB, em nome da comunidade acadêmica, vem a público expressar solidariedade ao colega Prof. Dr. Nelson Eugênio Montenegro, convicta que a sociedade brasileira deve trilhar o caminho do entendimento, da tolerância e dos princípios e ordem democrática.

Cruz das Almas, 06 de outubro 2018.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora

Nenhum comentário:

Postar um comentário