Caravana do SIM estará em Cruz das Almas no próximo dia 12

Teve início, nesta terça-feira (02), nos municípios de Serrinha e em Riachão do Jacuípe, a Caravana SIM, uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para implementação e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal em nível local.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que a Caravana SIM é um mutirão para motivar os municípios a estruturar os seus serviços municipais de inspeção na medida que já existem  leis aprovadas  e regulamentadas: "Mas o serviço ainda não funciona, então é uma caravana motivacional para que, de imediato, os serviços passem a funcionar e a gente possa ter várias indústrias registradas e  funcionando nos municípios".

Estiveram presentes proprietários de pequenos abatedouros avícolas, secretários municipais de agriculturas, médicos veterinários, agrônomos, docentes e instituições interessadas em implantar o SIM.

O coordenador de Agroindústria da CAR, Wanderley Gomes, destacou que o Governo do Estado é um parceiro para promover o SIM, de forma consorciada: "A ideia é que os estabelecimentos de abate de aves acessem e demandem informações para que se regularizem".

Aílton Martins Santos é proprietário de um abatedouro de frango em Conceição do Coité. Hoje ele recebe cerca de 120 frangos por dia e abate no fundo de sua propriedade:  "O frango chega, a gente abate e depois comercializa. Queremos regulamentar nosso negócio e estamos aqui pra saber qual o procedimento que a gente vai tomar para poder continuar trabalhando, mas da forma correta. Hoje trabalhamos com medo de alguma fiscalização".

No Território do Sisal, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) é quem coordenar o SIM. Os interessados em aderir ao serviço devem procurar a Secretaria de Agricultura do município, onde receberão orientações sobre o processo de adesão.

A próxima Caravana SIM será realizada em Feira de Santana e em Cruz das Almas, no dia 12 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário