CRUZ DAS ALMAS: V Conferência Municipal de Saúde tem início com pronunciamentos em defesa do SUS

Teve início na noite desta terça-feira (22/abril) a V Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento promovido pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, tem como principais objetivos debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do SUS; pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, a sua integralidade, universalidade e equidade. 

Na abertura do evento, a responsável por ministrar a primeira palestra foi Deise Santana Barbosa, doutoranda em Administração na área de Administração Pública e Governança pela UFBA, mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. O prefeito Orlandinho, o vice-prefeito Max Passos, a secretária de saúde Aline Pires e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Acidailza Mascarenhas, foram os componentes da mesa.

O Governo do Povo entende a necessidade do debate sobre a importância do SUS, já que foi responsável pela organização de toda a rede de saúde pública de Cruz das Almas, aumentando a cobertura da atenção básica de 12% para mais de 64%, com a construção de doze PSFs, reabertura da Santa Casa, instalação do CAPS, UPA, SAMU, CER, NASF, Saúde na Escola, ampliação da saúde bocal, além de diversos serviços para a o município. 

Os debates da V Conferência Municipal de Saúde seguem durante esta terça-feira, até às 17h, no Centro Paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário