CRUZ DAS ALMAS: Prefeito Orlandinho faz balanço da Feira Cidadã e reforça a importância da parceria com o Governo do Estado

Depois de esperar por quase um ano que o município ofertasse uma ultrassonografia do abdômen, a menor V.G.V.C, 12 anos, teve a oportunidade de realizar o exame na Feira Cidadã, que ficou em Cruz das Almas até o dia  (24/maio). A mãe, Lizabete Santana do Vale, que acompanhava a filha, disse não saber expressar “o sentimento” de ver sua filha realizando o exame. “Estamos felizes, pois a menina sente muitas dores, já ficou até internada e a gente não estava conseguindo fazer essa ultrassonografia”. Ela acrescentou que, “além da minha filha, eu também vou ser atendida aqui. Já estou com minha ficha para passar pelo oftalmologista”.

Estes são apenas dois dos vários serviços de saúde oferecidos pela feira Cidadã, incluindo os procedimentos do Mutirão de Cirurgias que passou a integrá-la. Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o programa itinerante está percorrendo todo o estado levando serviços de saúde à população, com o objetivo de desafogar a fila dos serviços de maior demanda dos municípios.

De acordo com a secretária de saúde de Cruz das Almas, Aline Pires Reis, entre as maiores demandas estão mamografia, com cerca de cinco mil mulheres à espera do exame. Oftalmologia e odontologia, vêm em seguida. No caso da mamografia, o rastreamento ficará na cidade até o dia 5 de junho, para realizar 2.100 exames.

O prefeito Orlandinho reforçou a importância da parceria do governo do Estado com os municípios, “sobretudo no nosso caso, em que Cruz das Almas é uma cidade polo, que atende a nove municípios da região”. Mas, ele lembrou que os benefícios da feira não se restringem à oferta dos serviços de saúde, pois também movimenta a economia da cidade. De acordo com ele, são hotéis cheios, bares, restaurantes e lojas, considerando que as cerca de 300 pessoas que trabalham na iniciativa são de fora e isso representa “um incremento muito importante para a economia local”.

Serviços oferecidos
Mamografia; atendimento odontológico; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

Além dos serviços relacionados, a população ainda contará com a oferta de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia, pois o projeto Mutirão de Cirurgias, lançado em 2016, passou a integrar a Feira Cidadã. Quem tiver o indicativo para um desses procedimentos, é só levar todos os exames pré-operatórios, que sairá de lá com a cirurgia marcada.

O município também disponibiliza serviços de saúde durante a Feira, como orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros.

Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Na oportunidade, também é possível retirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG).

A próxima etapa será em Maracás, nos dias 29 e 30 de maio, ofertando os serviços de odontologia, ultrassonografia e eletrocardiograma (ECG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário