terça-feira, 4 de junho de 2019

CRUZ DAS ALMAS: Embrapa promove curso sobre boas práticas na produção do abacaxi com sustentabilidade; inscrições abertas até dia 6

Continuam abertas (até o dia 6 de junho) as inscrições para o curso sobre boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade, que vai acontecer de 10 a 14 de junho, em Cruz das Almas (BA), na Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São esperados 30 participantes, entre agricultores, agentes de assistência técnica e extensão rural e estudantes de ciências agrárias. Para se inscrever, clique aqui.

“O principal objetivo do curso é capacitar e atualizar o conhecimento técnico de multiplicadores sobre os principais cuidados a serem observados no cultivo mais sustentável do abacaxi, tendo-se a consciência de que sustentabilidade significa não apenas aumentar a produtividade da cultura, mas com melhoria da qualidade dos frutos e mantendo as boas propriedades do solo para garantir futuras produções. A expectativa é de participantes de diferentes origens e interesses, desde estudantes a produtores e técnicos de nível de conhecimento bastante variável”, pontua o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, coordenador do curso, junto com o pesquisador Aristoteles Matos.

Programação
As palestras teóricas e aulas práticas vão abordar as diversas etapas do ciclo produtivo da cultura, desde a preparação do solo até a pós-colheita. Serão abordados aspectos econômicos; exigências climáticas para o plantio; obtenção e manejo de mudas pelos métodos convencional e de secção de talo; métodos de plantio, espaçamento e densidade; zoneamento agroclimático para a cultura; manejo da água no cultivo; melhoramento genético e cultivares do abacaxizeiro; manejo do mato e conservação do solo; floração natural precoce e tratamento de indução floral; manejo integrado de doença e de pragas; diversificação de usos (abacaxi ornamental); manejo do abacaxi na colheita e pós-colheita; sistema orgânico de produção; e mecanização agrícola. Para acessar a programação completa, clique aqui. 

Treze pesquisadores da Embrapa participam como instrutores do curso, que conta ainda com a colaboração de palestrantes convidados: o professor Marcos Roberto da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que vai abordar aspectos da mecanização da cultura do abacaxi; e Dionei Lima Santos, professor do Instituto Federal do Pará (Ifpa - campus Conceição do Araguaia), que vai ministrar aula prática sobre irrigação e melhoramento genético do abacaxizeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário