CRUZ DAS ALMAS: Vão até 17 de julho as inscrições para curso sobre processamento de mandioca

Processadores de mandioca, agentes de assistência técnica, professores e estudantes têm a oportunidade de aprimoralr seus conhecimentos sobre práticas relacionadas a processamento de mandioca. A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, de 22 a 26 de julho, o Curso sobre Processamento de Mandioca. As inscrições vão até o dia 17 de julho.

Em 36 horas, essa segunda edição do treinamento, coordenado pelos pesquisadores Joselito Motta e Luciana Oliveira e organizado pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, visa divulgar, por meio de aulas teóricas e práticas, as possibilidades de processamento para quem deseja diversificar a produção ou ingressar em um mercado de alto valor agregado. São 20 vagas disponíveis.

A produção de mandioca de mesa ganha, cada dia mais, características específicas para a indústria de congelados, sendo comercializada fresca, minimamente processada, congelada ou pré-cozida congelada (chips, snack e palito). Rica em carboidratos e fibras, tem sido consumida por pessoas preocupadas com a saúde e a estética e tornou-se alternativa de carboidrato para os celíacos — portadores de intolerância aguda ao glúten. Já a chamada mandioca brava é processada para obter a farinha e o polvilho, utilizados na obtenção de diversos produtos, como biscoitos, beijus, tapiocas, bolos e bolachas de goma.

Entre os assuntos a serem abordados, estão as oportunidades e importância do planejamento do negócio, exigências legais, padrões de identidade e qualidade da farinha e fécula, demonstração de equipamentos para a produção de farinha, boas práticas de fabricação para o processamento e pós-colheita, além de oficinas sobre tapiocas coloridas com ingredientes naturais. Estão programadas ainda visitas a unidades de processamento de beiju e farinha (zona rural de Cruz das Almas) e de processamento de mandioca de mesa (Maragogipe) e à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – Coopatan (Presidente Tancredo Neves, BA).

A equipe de instrutores do Curso sobre Processamento de Mandioca é formada por analistas e pesquisadores da Embrapa, técnicos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da PMA Consultoria e Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário