Musical sobre Assis Valente faz apresentações em Santo Amaro e Salvador

O musical “Nossa Gente – Assis não fez Bobagem”, em homenagem ao compositor baiano Assis Valente, estreia nesta sexta-feira (12/julho), às 19h30, em Santo Amaro, cidade natal do artista, no Recôncavo baiano. Em seguida, no dia 17 de julho, a montagem faz única apresentação no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

No palco, as cenas giram em torno da vida e da obra de um artista pouco conhecido em relação à magnitude do seu legado, um homem de múltiplos talentos, que tinha a música como grande paixão e que viveu muitos dilemas existenciais, o que o levou ao suicídio com apenas 46 anos, quando já vivia no Rio de Janeiro. 

“Ele utilizava de uma ironia incomparável para escrever suas canções, era muito brincalhão e usava o linguajar do povo. Também retratava com maestria o cotidiano da época, marcada pela valorização de produtos importados e termos estrangeiros. Exemplos de sátira à pequena burguesia que começava a adotar costumes e chavões norte-americanos são as canções ‘Good bye Boy’, que foi gravada com sucesso por Carmem Miranda, e ‘Tem Francesa no Morro’,  que ficou famosa na voz de Aracy Cortes”, conta Fá Ribeiro, idealizadora do espetáculo.

O musical traz à cena 16 canções de Assis Valente executadas ao vivo por uma banda. O fio condutor do roteiro é uma conversa entre o compositor e a sua consciência após a morte. “A escolha das canções deixa clara a diversidade de sentimentos presente nas músicas de Assis, os altos e baixos de sua vida, a sua alegria e também a sua melancolia, e elas ganham interpretação e arranjos compatíveis com o momento em que aquela obra foi composta. Trechos das canções também são usados no próprio diálogo que alinhava o espetáculo, de forma que a direção teatral e a musical estão em total interação”, realça o diretor musical do espetáculo, Lula Gazineu. 

SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo “Nossa Gente – Assis não fez bobagem”
Santo Amaro - 12 e 13 de julho, às 19h30, Teatro Dona Canô
Salvador - 17 de julho, às 19h30, Teatro Sesc Senac Pelourinho
VALOR: Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário