Deputado Jurandy parabeniza Muritiba pelos seus 100 anos de Emancipação

Considerando “um privilégio acompanhar a trajetória de Muritiba e saudar os seus habitantes pela conquista da emancipação”, o deputado Jurandy Oliveira (PP) homenageou o município, que faz aniversário nesta quinta-feira, dia 8. Na moção de aplausos que registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado destacou o hino municipal - "Salve! Salve o dia 8 de agosto. Salve! Salve o dia da história de nossa terra. Salve! Salve seus filhos abençoados, nome que a glória desta gleba encerra" – e a história da cidade.


Subindo a serra de São Félix, é possível visualizar o Rio Paraguaçu e a Pedra do Cavalo, percorrendo um caminho que leva até Muritiba, município baiano que abriga população de aproximadamente 29,4 mil habitantes e é famoso por sua tradicional festa religiosa do Senhor do Bonfim. Lá, o povo é “hospitaleiro e acolhedor” e costuma se reunir nas praças de São Pedro, Getúlio Vargas e Bonfim.


A história de Muritiba começa em 1559, quando exploradores portugueses e jesuítas atingiram a região de Cachoeira e São Félix, alcançando o planalto e construindo templos e conventos. Os moradores da região participaram ativamente das lutas pela independência, destacando-se entre eles o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves.


Em 1919 Muritiba, desmembrado de São Félix, torna-se município. “É incontestável que a emancipação política muritibana representou um momento de grande importância no cenário baiano, razão pela qual o período é marcado por apresentações culturais, torneios e conferências”, finaliza o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário