quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Feira Cidadã é aberta em Santo Estêvão com expectativa de dez mil atendimentos

Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a 27ª edição da Feira Cidadã de 2019 foi aberta na manhã desta quinta-feira (19/setembro), em Santo Estêvão. O evento, que segue até a próxima segunda-feira (23) na Praça Sete de Setembro, visa ofertar serviços de saúde e cidadania a dez mil moradores da cidade e de municípios vizinhos.
De acordo com o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes, a realização do evento neste período é mais uma forma de celebrar os 98 anos de emancipação da cidade, que serão comemorados no sábado (21). "Na programação deste ano, constava a realização da feira em Santo Estêvão, mas trazer os serviços para o município na época das festividades pela sua emancipação tem um significado a mais. Concentraremos a maior parte das ofertas hoje e amanhã. Já as consultas de odontologia vão até a próxima segunda (23)", explicou.
Serviços
A população vai ter acesso a exames como mamografia e preventivo, além de consultas com oftalmologista, com rastreio para cirurgias de catarata, bem como com odontologistas, com a confecção de prótese, quando necessário. Exames de imagem também integram as ofertas, inclusive eletrocardiograma, raio-x e ultrassonografias (mama, partes moles, vias urinárias, abdômen total e transvaginal).

A diarista Raimunda Gomes da Silva procurou a Feira por que precisava fazer uma mamografia. "Cheguei cedo e fiz o exame bem rapidinho. Foi ótimo", afirmou. Já a aposentada Crispina de Oliveira aproveitou a feira para realizar vários procedimentos pendentes. "Vim por que precisava fazer exame de vista, no útero e também de mama", contou.

Assim como tem ocorrido em outras edições da Feira, em Santo Estêvão também acontecerá a triagem para cirurgias eletivas para a retirada de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical; útero; miomas; e vesícula. As cirurgias de catarata serão realizadas de 21 a 23 de setembro, no Hospital Municipal de Santo Estêvão. No mesmo local, acontecerão as intervenções cirúrgicas eletivas, só que a partir do dia 25 de outubro.

Na área de cidadania, serão emitidas as primeira e segunda vias da carteira de identidade. Espaço de beleza e brinquedoteca completam a estrutura do
evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário