Prefeitura de Cruz das Almas divulga Nota de Esclarecimento após blog de notícias associar morte de um homem na UPA ao coronavírus

A assessoria de comunicação da prefeitura de Cruz das Almas divulgou uma Nota de Esclarecimento informando a população de que o óbito de um paciente do sexo masculino divulgado por um blog da cidade, insinuando possível relação com o coronavírus (covid-19), não passa de FAKE NEWS. Apesar do blog ser pouco visível pela maioria da população, a matéria equivocada foi o suficiente para mexer com psicológico de todos na cidade ao ponto de causar pânico nos moradores por conta desta notícia 'duvidosa'.

A prefeitura Cruz das Almas não tem medido esforços no enfrentamento desta pandemia realizando desinfecção de vias públicas com solução a base de hipoclorito, realizando barreiras sanitárias, descentralizando a Feira Livre para evitar aglomerações, contratando mais profissionais da saúde, fechando o comércio local com exceção dos serviços considerados essenciais e vem promovendo campanhas publicitárias com orientações a população.

Infomações obtidas por nossa reportagem dão conta de que o paciente residia na comunidade rural da Lisboa e já tinha problemas de saúde. Um familiar do paciente disse 'ele' havia feito ingestão de bebida alcoolica antes de falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


O Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde dão conta de que há 12 casos em monitoramento, 18 descartados e 02 considerados suspeitos.

Confira logo abaixo a integra da nota


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer a toda população, que o óbito de um paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), nesta segunda-feira, 20, não tem nenhuma relação com o novo Coronavírus. O paciente foi atendido no início da manhã de hoje e não foi detectado nenhum sintoma que pudesse se caracterizar a um possível caso de COVID-19.

Lamentamos profundamente a maneira com que a notícia foi divulgada por um veículo de comunicação da cidade que acabou gerando pânico em grande parte da população cruzalmense. Ressaltamos que é de fundamental importância, principalmente neste momento em que muitas notícias falsas circulam pelas redes sociais, que os meios de comunicação apurem com rigor os fatos a serem publicados, seguindo com rigidez a etapa do processo da produção jornalística.

Por fim, salientamos que o Governo do Povo está à disposição da imprensa para tirar qualquer dúvida e ajudar a população a se manter informada sobre os fatos que ocorrem em nossa cidade.

Prefeitura de Cruz das Almas – Governo do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário