CACHOEIRA/SÃO FELIX: Grupo Votorantim informa por meio de Nota Oficial como está o nível operacional da barragem de Pedra do Cavalo

Em decorrência das chuvas registradas na região da bacia do rio Paraguaçu, a Votorantim Energia, gestora da UHE Pedra do Cavalo, informa que o nível operacional do reservatório encontra-se dentro dos valores esperados para o período e reforça que suas operações seguem conforme a regra operativa vigente estabelecida pelo INEMA.

Vale destacar que o reservatório da UHE Pedra do Cavalo é de usos múltiplos e também atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível à jusante da barragem, além de promover o abastecimento humano, irrigação e geração de energia. Neste momento o reservatório tem acumulado água, visando o atendimento humano durante o período de seca.

A Votorantim Energia tem em sua programação a liberação gradativa e controlada da água do reservatório e prevê ainda a realização do vertimento controlado (teste de calha), operação que faz parte do plano de manutenção periódico da Usina. A realização do teste está, neste momento, em fase de planejamento e autorização junto ao órgão responsável.

A liberação do fluxo de água, caso ocorra, se dará de forma segura e responsável, por meio de uma comunicação prévia, via canais de imprensa, a todos os interessados.

A Votorantim Energia reitera seu compromisso com a sociedade, agindo de forma ética e responsável, pautada no desenvolvimento das comunidades em que atua, colocando a vida das pessoas em primeiro lugar.

Capacidade e Operação do Reservatório

Durante o ano o reservatório é operado observando os períodos de seca e de chuvas e adaptando os seus níveis de acordo com a regra operativa vigente. É importante destacar que, no período seco (abril a novembro), o nível varia entre 119 metros a 120 metros, e no período chuvoso (dezembro a março) o nível máximo pode chegar a 114,50 metros. Atualmente o nível do reservatório está na cota 118,30 metros.

O controle do nível da água de uma represa é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o "ladrão" das caixas d’água, liberando de forma controlada o excesso. Os vertedouros permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo para operar.

O nível máximo que o reservatório pode chegar é de 124 metros. A reserva entre 120 metros e 124 metros destina-se a contenção de cheias.


Características da UHE Pedra do Cavalo

•     Barragem com 470 metros de comprimento;

•     Altura máxima de 142 metros;

•     5 comportas do tipo segmento;

•     Fornecimento de água para Salvador e região metropolitana, Feira de Santana e microrregião;

•     Abastecimento de aprox. 60% da população de Salvador;

•     Mais de 3,9 trilhões de litros de armazenamento no nível máximo normal;

•     Usos múltiplos: amortecimento de cheias, abastecimento humano, irrigação, geração de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário