Parceria entre Votorantim Energia e Canal Futura leva conteúdo exclusivo para as comunidades do Recôncavo Baiano por meio de WhatsApp e Facebook

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), idealizado pelo Instituto Votorantim, que conta com o apoio da Votorantim Energia, está focado na manutenção da rotina de aprendizagem, fortalecendo o vínculo escola e família, durante este período de isolamento social. O programa, que atua por 76 cidades do país em 2020, iniciou parceria com o Canal Futura para desenvolver o Projeto Telas Abertas, que compartilha conteúdo didático e preventivo, sobre a pandemia do coronavírus, via Facebook e Whatsapp para as famílias que participam do PVE.

Com grande envolvimento dos gestores de educação, o PVE, que é uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional, envia vídeos com foco em cuidado e proteção das crianças (direito da criança e higiene), família (finanças, receitas e reorganização familiar) e dicas de atividades (teatro, música e vídeos). Os conteúdos são disponibilizados toda segunda, quarta e sexta-feira. Além disso, são realizadas Lives (transmissões ao vivo) no canal do Facebook (https://www.facebook.com/groups/PVEnacional/) com temas diversos, que oferecem oportunidade de atividades em família.

“Reorganizamos o PVE este ano para minimizar os impactos de aprendizagem dos alunos relacionados à suspensão das aulas presenciais e readequar o ano letivo. Temos realizado outras ações com foco nos gestores educacionais e professores municipais, como videoconferências. Até o final do ano, nossos objetivos serão voltados para ajudar as secretarias das cidades para que a volta às aulas seja tranquila e possibilite ampla recuperação da aprendizagem”, explica Anna Carolina Bruschetta, Coordenadora do PVE.

Elia Matos de Oliveira dos Santos, professora aposentada e mobilizadora social do PVE em São Félix (BA), afirma que os conteúdos são de grande importância para a educação como um todo, seja a formal ou a educação em família. “Recentemente tivemos a transmissão ao vivo sobre o tema ‘Criando momentos de leitura com as crianças em casa’, e foi muito importante. Hoje, a leitura ficou como uma responsabilidade da escola e as famílias foram deixando de exercer o papel de educador primário dos seus filhos devido às correrias do dia a dia e do trabalho. Portanto, essa live veio para despertar e trazer essa proximidade da família voltar a ler com as crianças e fortalecer o vínculo de confiança e segurança”, disse a mobilizadora.

Após a transmissão, as famílias recebem uma “missão” para que possam colocar em prática o conteúdo apresentado. “Ao terminar a live, fui motivada no grupo do PVE São Félix a participar da #missãopve01. Como minha sobrinha neta gosta de ouvir histórias eu li para ela o livro ‘Os Três Porquinhos’. A experiência foi muito boa, sem falar que a historinha lida ou contada também traz calmaria. Outro desafio proposto pelo PVE foi de identificar o professor que marcou a sua vida. Foi muito gratificante, pois percebemos que todos são importantes, cada um com sua característica. Com esse desafio pude recordar de uma dessas guerreiras, que deixou seu legado de receptividade e acolhimento. Recordar esses momentos é se alimentar de boas coisas, se fortalecer para poder também contribuir com a educação dos nossos dias”, conta Elia.

Para o gerente da UHE Pedra do Cavalo, Dejair Silva de Lima, neste período de isolamento social, é muito importante compartilhar conteúdos que promovam o diálogo e a aproximação da família. “Vivemos um momento de aprendizado e muito cuidado com as pessoas que nos rodeiam. Essa iniciativa do PVE reforça o posicionamento da Votorantim Energia de estar sempre próxima das comunidades onde atua, levando conhecimento e esperança. Esperamos que este cenário global se normalize o mais breve possível e que possamos passar por este momento delicado unidos”, disse o gerente.

Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Sobre a Votorantim Energia
Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geramos energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário