Sobe para 7 o número de infectados por coronavírus em Castro Alves

A prefeitura de Castro Alves, Recôncavo Baiano registrou, nas últimas horas desta nesta quinta-feira (30), mais seis casos de contaminação pelo novo coronavírus, de pessoas de uma mesma família, residentes da localidade conhecida por Barro Vermelho. A confirmação da contaminação foi possível após a realização de cinco testes rápidos e uma confirmação por critério epidemiológico. Outras três pessoas da mesma família, assintomáticas, tiveram material coletado para realização de exame PCR, com encaminhamento ao Laboratório Central, em Salvador.

Após receberem visita de um parente de Salvador as pessoas começaram a sentir os primeiros sintomas da doença. O trabalho da vigilância em saúde municipal identificou os 9 casos e atualmente está monitorando toda a família, que encontra-se em quarentena domiciliar. Todos passam bem e no momento não precisam de internamento. É importante ressaltar que a população deve evitar receber visitas de parentes residentes de outras cidades. A prefeitura não tem poderes para impedir que castroalvenses retornem para a cidade ou visitem suas famílias, por isso o papel de cada cidadão é fundamental para conscientizar outras pessoas e frear a disseminação do vírus. Com esses novos casos o número total de infectados é de sete pessoas, sendo com o primeiro caso do médico que trabalha em um posto médico da localidade de Viração.

Novas medidas
De acordo com Ascom da prefeitura, A partir de sábado (2), o comércio será fechado novamente. A medida restritiva só irá autorizar o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados e farmácias. A feira livre está mantida, mas novas medidas podem ser adotadas nos próximos dias. Os serviços não essenciais poderão continuar atuando através de delivery, e o serviço de entrega por mototaxistas, custeados pela prefeitura, continua em funcionamento. Como forma de conscientizar a população e cobrar o uso de máscara de proteção facial, a prefeitura vai realizar blitz para verificar o uso por parte da população nas vias públicas da cidade.

Notificação de casos
Em caso de suspeita de contaminação, o cidadão deve comunicar as autoridades de saúde do município imediatamente. O prévio monitoramento e recebimento de orientações e cuidados evita contaminação de outros membros do próprio núcleo familiar. A notificação pode ser realizada através do telefone (75) 98237-8788, que também é WhatsApp.

F: Portal Bahia 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário